O plenário aprovou na sessão desta terça-feira, 2, Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Bárbara Soeiro (PSC), que concede o Título de Cidadão Ludovicense a Carlos Izoni de Carvalho, natural da cidade de Fortaleza, no Ceará.
Atualmente, Carlos Izone de Carvalho trabalha como gerente de futebol no Maranhão Atlético Clube (MAC), onde desenvolve um trabalho de gestão técnica na área de futebol com atletas profissionais e na coordenação das categorias de base do clube.
“Há mais de 34 anos, Carlos Izone de Carvalho fixou residência em São Luís, desenvolvendo, continuamente, uma trajetória honrada como oficial do Exército Brasileiro, atleta, técnico, dirigente de futebol e educador; trabalhando na formação de jovens, dando uma essencial contribuição para a sociedade ludovicense com o desenvolvimento de atividades saudáveis, entretenimento, repasse de valores morais, socialização e inclusão, tão importante para os dias atuais, merecendo, portanto, o justo reconhecimento desta Casa, homenageando-o com o Título de Cidadão Ludovicense”, afirmou Bárbara Soeiro.
Biografia
Carlos Izone de Carvalho é filho de José Airton de Carvalho e Guiomar Fontenele de Carvalho e é casado com Diana Maria Arruda Carvalho, tendo como filhos: Rodrigo Arruda de Carvalho e Thiago Arruda Carvalho.
Desde muito jovem sempre teve o esporte como uma grande paixão e, principalmente, o Futebol, tendo atuado nas categorias de base do Fortaleza Esporte Clube, chegando a se profissionalizar por esse clube até 1984.
Chegou a São Luís, no dia 31 de janeiro de 1985 e serviu no 24º Batalhão de Caçadores como Tenente temporário do Exército Brasileiro até o ano de 1989, onde pôde auxiliar na formação de cinco gerações de jovens ludovicenses. Durante o período em que permaneceu no Exército, ele atuou como amador pelas equipes de Futebol do Expressinho, Vitória do Mar e Boa Vontade. Ao sair do exército no ano de 1990, jogou profissionalmente, primeiro viajando para a Bélgica, onde atuou pela equipe RA La Louviére, na cidade do mesmo nome e, quando retornou ao Brasil, no final dos anos 90, retornou a São Luís vindo jogar pelas equipes do Moto Clube (91 e 92) e Sampaio Corrêa (93 e 94), sendo, em 1991, artilheiro do campeonato maranhense com 16 gols.
Formou-se em Educação Física na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em 1997, vindo a trabalhar posteriormente nas seguintes escolas: Colégio Girassol, Marista e no Colégio Geoalpha como professor de Educação Física e técnico de futsal. Depois de formado, atuou como técnico profissional de futebol nas equipes do Sampaio Corrêa e IAPE durante o campeonato maranhense. Trabalhou como técnico das categorias de base da Federação Maranhense de Futsal durante o período de 1996 a 2001.
Em 2002, foi aprovado em concurso público no estado e município como professor de educação, vindo a trabalhar na formação de diversos jovens na cidade de São Luís. Em 2005, trabalhou como técnico nas categorias de base do Maranhão Atlético Clube e no mesmo ano também assumiu o comando técnico da seleção maranhense de Beach Soccer, onde participou do Campeonato Brasileiro de seleções na cidade de Santos, São Paulo.
Em 2006, iniciou sua pós-graduação em Futebol na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Em 2007, Foi aprovado em concurso na Universidade CEUMA, onde ministrou as disciplinas de Futebol e Treinamento Desportivo no curso de educação física.
Atualmente, Carlos Izone exerce a função de gerente de futebol no Maranhão Atlético Clube, desenvolvendo um trabalho de gestão técnica na área de futebol com atletas profissionais e na coordenação das categorias de base do clube.