Pioneira no ramo da educação, Maria Izabel começou sua atuação na capital no fim da década de 50
Texto: Suellen Soares
Autoridades, amigos e familiares estiveram no plenário da Câmara de São Luís na tarde desta segunda-feira, 19, para prestar homenagem a Maria Izabel Pereira Rodrigues por sua notória atuação no campo educacional.
Maria Izabel, hoje com 93 anos, é fundadora do Grupo Dom Bosco – que conta na atualidade com o Colégio Dom Bosco e a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), sendo este último considerado o 4° melhor centro universitário do país.
Durante a sessão solene, realizada por iniciativa do vereador Pavão Filho (PSB), com seu Requerimento nº1575/24, foram celebrados os vários feitos da homenageada como educadora e empresária ao longo dos seus 66 anos de reconhecido trabalho.
“A professora Izabel é exemplo de uma mulher empreendedora, protagonista, é uma mulher determinada. As mulheres têm um papel importante na história da humanidade, dentre elas, eu a destacaria contemporaneamente”, discursou Pavão.
O autor destacou as inúmeras homenagens e comendas recebidas. Entre elas a Medalha Ana Maria Saldanha concedida, em 2006, pelo Conselho Estadual de Educação do qual Izabel foi conselheira fundadora e o título de Empresária do Ano, em 2001, pela Associação Comercial do Maranhão, sendo nesse caso a primeira mulher a receber a honraria.
“Ela sempre se caracterizou por seus princípios, por dedicar-se a um projeto como um todo, dando tudo de si para que fizesse a diferença na comunidade e assim o fez”, comentou posteriormente Elizabeth Rodrigues, filha da homenageada, sobre os títulos e comendas.
Por fim, Ceres Murad, também filha de Maria Izabel, agradeceu ao parlamento ludovicense por mais este reconhecimento. “Honrados são aqueles que honram as memórias. Grandes são os que fazem brilhar algo ou alguém porque não lhes ofuscam o brilho e porque são capazes de perceber o valor, a missão, e o seu papel no mundo. Isso é a grandeza de um homem público”, frisou.
Entrega de placa
Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad receberam das mãos do vereador Pavão Filho uma placa de honra ao mérito à homenageada. A placa, segundo o parlamentar, sintetiza toda a homenagem concedida pela Câmara.
Além das filhas, Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad, que no ato representaram a homenageada, também participaram da solenidade Émerson de Macedo, presidente do Instituto de Insumo e da Comissão de Direito Agrário da OAB/MA; Graciana Cordeiro, diretora acadêmica da UNDB; Igor Melo, coordenador geral do Colégio Dom Bosco; Eric Murad, representando os netos e bisnetos da homenageada; além dos vereadores Pavão Filho e Tiririca do Maranhão (PL).