Octávio Soeiro é autor de requerimento que deu origem a sessão solene
Texto: Suellen Soares
A Câmara de São Luís realizou na manhã desta quinta-feira, 30, uma sessão solene para homenagem dos conselheiros tutelares da capital. O ato ocorreu a pedido do vereador Octávio Soeiro (Podemos), por meio do Requerimento nº 136/23, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa.
“Hoje é um dia especial! A Câmara Municipal de São Luís, a 4ª Casa mais antiga deste país, não poderia se furtar da responsabilidade de reconhecer aqueles que saem das suas casas em defesa das crianças e adolescentes, inclusive, transcendendo suas funções”, discursou o autor.
Em outro momento, o co-vereador Jhonatan Soares, representando o Coletivo Nós (PT) comentou a homenagem, a partir da própria experiência como ex-conselheiro tutelar da cidade. “Nós temos o orgulho de ser o primeiro mandato oriundo do conselho tutelar. Por isso, na condição de ex-conselheiro e agora co-vereador, a pauta da infância é prioridade, pois entendemos que merece uma atenção especial dos entes públicos”, frisou.
Desafios
O promotor de justiça, coordenador da infância e juventude do Ministério Público do Estado do Maranhão, Gleudison Malheiros, comentou os próximos desafios da profissão. Com ênfase à previsão orçamentária, que permita a estruturação dos conselhos e valorização dos conselheiros.
“Vamos lutar por essa previsão no orçamento, mas, principalmente, pelo reconhecimento enquanto agente público. Este ano, mais de 62 mil cidadãos compareceram a votação, o que demonstra legitimação social, mas falta ainda a legitimação por parte de autoridades púbicas”, pontuou.
Nesse sentido, Octávio Soeiro anunciou durante o evento que destinará parte de suas emendas para a causa. Ele afirmou que posteriormente se reunirá com representantes do Conselho Tutelar, a fim de definir a destinação exata do recurso, ouvindo as prioridades dos conselheiros para o ano de 2024.
Entrega de certificado
Durante a solenidade, Sandra Silva, coordenadora-geral dos conselhos tutelares de São Luís e Darlan Ferreira, presidente da União de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão, receberam da mesa um certificado em homenagem a passagem do Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, no ato, representando os 50 conselheiros de São Luís.
“Seguimos nossa luta diária com muita garra e paixão, pois ser conselheiro não é para qualquer um. É uma enorme e linda missão, por isso, parabéns aos mais de 30 mil profissionais do Brasil: homens e mulheres que não metem esforços, que zelam pelo cumprimento do direito de crianças e adolescentes”, declarou Sandra Silva.
Prestigiaram ainda o evento os vereadores Marlon Botão (PSB), a co-vereadora, Raimunda Oliveira, o secretário adjunto do direito da criança e do adolescente da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Armando Nobre, o secretário adjunto de relações institucionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Valmir Privado, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Saboia.