Ação faz parte da 8ª Semana Nacional de Arquivo
Texto: Marine Palhano
A Câmara de São Luís realizou, nesta quarta-feira, 05, uma mesa redonda com o tema “Memórias da Câmara: conservação e acesso ao acervo documental da Câmara Municipal de São Luís”. O evento, aberto ao público, faz parte da comemoração da 8ª Semana Nacional de Arquivo.
Participaram da mesa redonda os convidados Dilercy Aragão Adler, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM); Kátia Santos Bogéa, Presidente da Fundação de Patrimônio Histórico de São Luís; Manoel de Jesus Barros Martins, Prof. Me. em História da Universidade Federal do Maranhão; e, Helidacy Muniz Corrêa, Prof.ª Dra. em História e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual da UEMA (PPGHIST-UEMA).
“O Arquivo Nacional tem realizado a Semana para trazer holofotes à questão do arquivo, que tem grande valor histórico. Este ano, o primeiro em que a Câmara participa formalmente, a temática definida pelo Arquivo Nacional é a acessibilidade dos arquivos.”, explicou Daniel Saboia, historiador do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara, e mediador na mesa redonda.
Também estiveram presentes no evento os vereadores Professor Sá Marques (PSB), Raimunda Oliveira e Eni Ribeiro, representando o Coletivo Nós (PT), e Dr. Gutemberg (Republicanos).
“Parabenizo o Presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, por esta iniciativa de revigorar toda a história, todo o arquivo. Esta Casa, além de ter suas obrigações institucionais de fiscalizar o Executivo, fazer leis e premiar pessoas que contribuíram com a cidade, precisa ser um objeto de visitação para que as pessoas, sobretudo os jovens, possam compreender que o mundo não foi constituído a partir de agora, há uma história passada que contribuiu para que chegássemos onde chegamos.”, frisou Dr. Gutemberg.
Durante o evento, Layssa Waquim, diretora geral da Câmara, destacou os esforços da Presidência da Casa para promover melhorias no arquivo da instituição.
“O Presidente Paulo Victor tem tentado elevar o Arquivo da Câmara Municipal de São Luís. Hoje, temos, doado pelo governador Carlos Brandão, um prédio na Rua da Estrela. Já iniciamos a mudança do nosso setor de arquivo para esse novo prédio, garantindo, assim, um melhor ambiente de trabalho para os nossos servidores. Futuramente, a ideia é criar um memorial que seja aberto ao público, para mostrar toda a documentação histórica que a Câmara possui”, disse.
Programação
Além da mesa redonda, a Câmara realizará uma palestra nesta quinta-feira, 06, às 9h, na Sala VIP da Casa Legislativa.
Na ocasião, os historiadores da Câmara, Daniel Saboia e Carlos Alberto Netto, apresentarão ao público alguns documentos da Casa, ressaltando a relevância deles para a Câmara e para a cidade.