Mês de conscientização e combate à hanseníase
Texto: Mirlene Bezerra
O Departamento de Saúde da Câmara Municipal de São Luís realizará uma importante ação em prol da conscientização e combate à hanseníase como parte da campanha Janeiro Roxo. A iniciativa disponibilizará consultas com dermatologista para servidores e seus dependentes, além de serviços complementares, como aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
A ação ocorrerá no dia 28 de janeiro, a partir das 9h, sendo necessário realizar agendamento prévio, que estará disponível a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro, na Sala de Serviço Social da Casa. A campanha também inclui uma roda de conversa com a participação dos servidores e psicólogos, que acontecerá no dia 29, na Sala Vip.
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis. Carlos Eduardo Chagas, diretor do Departamento Médico e Assistência ao Servidor, alerta para o fato de quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas.
“Desde que assumimos a direção do departamento as atividades de saúde são frequentes, mensais, e nosso ambulatório está abastecido e funcionando todos os dias”, relatou Carlos Eduardo. Segundo ele, a presença de médicos especialistas na casa é mensal, para atender as necessidades dos servidores e, em alguns casos, parentes diretos.