Evento reuniu autoridades, educadores e alunos da rede municipal de ensino
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís realizou, nesta sexta-feira (16), um ato em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto. Resultado de uma proposição do Coletivo Nós (PT), o evento foi realizado nos moldes de uma plenária da juventude estudantil e reuniu autoridades, educadores e alunos da rede municipal de ensino. A ideia foi reconhecer e enaltecer o protagonismo dos estudantes na escola e na sociedade, com destaque para a importância da educação e do engajamento da juventude.
Ao abrir a plenária, o co-vereador do coletivo, Johnatan Soares, ressaltou que ter a juventude ocupando a mesa diretora do Legislativo Municipal, que é um dos espaços de poder que representa o povo, é muito significativo. “Isso também é protagonismo e nós lutamos todos os dias para a juventude ocupar os espaços de decisão”, pontuou o parlamentar, cedendo a cadeira da presidência do evento para a estudante do Centro Educa Mais Maria José Aragão, Maria Eduarda, que agradeceu a presença de todos, dando início às discussões.
Idealizador da plenária, o co-vereador Delmar Matias declarou que o bem-viver da população ludovicense só é possível quando houver uma educação de qualidade para todos os jovens. “Enquanto não houver educação de qualidade, a gente não vai conseguir garantir que mais pessoas tenham melhores oportunidades na vida”, afirmou, lembrando o excelente resultado que o Maranhão obteve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atingiu um número de 4.5 na nota. “A cada décimo que essa nota aumenta representa uma evolução na educação no nosso estado”, destacou Delmar.
Ao fim do evento, os co-vereadores Jhonatan Soares, Flávia Almeida, Delmar Matias, Eunice Chê, Maria Raimunda e Euni Ribeiro fizeram aos membros da mesa uma certificação simbólica que foi estendida aos demais participantes.
Também fizeram parte da mesa os estudantes do Centro Educa Mais Maria José Aragão, Allef Duarte; e, do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, Hellen Greyce; o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Bruno Cacau; a gestora geral do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, Leila Melo; a coordenadora do Coletivo Disparada, Gabriela Monteiro; e, o coordenador da Frente de Protagonismo – Sangue, Diego Mesquita.