Fundada há 170 anos, a Associação Comercial do Maranhão é uma das mais tradicionais entidades empresariais brasileiras
Texto: Mirlene Bezerra
Na tarde desta segunda-feira (26), a Câmara Municipal de São Luís realizou uma sessão solene para comemorar os 170 anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM), uma das mais antigas e influentes entidades empresariais do estado. A sessão foi presidida pela vereadora Karla Sarney (PSD), autora da proposta.
Durante o evento, Karla Sarney lembrou o papel fundamental da ACM ao reunir a classe empresarial do estado, enfatizando que os membros da associação são grandes geradores de emprego e renda. “A homenagem à Associação Comercial reflete o reconhecimento do impacto positivo que a entidade teve ao longo de quase dois séculos de atuação, promovendo o fortalecimento do comércio e da indústria no Maranhão e sendo útil como um ponto de encontro para o diálogo entre empresários”, destacou a vereadora.
“É motivo de muita satisfação a gente receber esta homenagem hoje da Câmara Municipal de São Luís. Até porque são 170 anos de uma entidade que tem uma história no desenvolvimento da cidade”, disse o presidente da instituição, Cristiano Fernandes, ressaltando que ao longo desse tempo sempre houve uma boa relação entre os setores público e privado no estado.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Manoel Barbosa, pontuou que a homenagem é muito significativa, não só para as instituições que compõem a ACM, mas também para a cidade e para o Maranhão. “A Associação Comercial reúne a maioria dos empresários que giram a economia da cidade e do estado”, pontuou o empresário, lembrando que a ACM foi a quinta instituída no Brasil.
Presidente da ACM entre 2001 a 2004, Luis Carlos Cantanhede parabenizou a iniciativa de homenagear a entidade de classe. “A Associação Comercial representa muito para o nosso estado, pois tem uma história muito significativa e a gente fica feliz, enquanto empresário, por esse reconhecimento”, falou o ex-dirigente.
Também fizeram parte da mesa, o presidente do Clube dos Diretores Logistas de São Luís (CDL), Fábio Ribeiro e a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, e ex-diretora da ACM, Luzia Rezende; além dos diretores da ACM, Camila Joare e Pedro Robson, que nesse ato representavam o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez.
ACM
Fundada há 170 anos, a Associação Comercial do Maranhão é uma das mais tradicionais entidades empresariais do Brasil. A entidade é a mais antiga do estado do Maranhão e a quinta do país.
O passo inicial para a sua fundação foi dado no dia 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma comissão de notáveis comerciantes, que, presidida pelo Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época, deveria representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão.
Identificada com as aspirações do comércio, a “Comissão da Praça”, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.