Medalha do Mérito Legislativo ‘Mãe Andressa’ é homenagem às mulheres negras de destaque na sociedade
Nesta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de São Luís será palco de solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo ‘Mãe Andressa’. A homenagem será concedida à professora Claudett de Jesus Ribeiro e foi proposta pelo Coletivo Nós (PT), por meio do Decreto Legislativo 045/21. A cerimônia inicia às 9h, no Plenário da Casa legislativa.
É a primeira vez que a Câmara entrega a Medalha do Mérito Legislativo ‘Mãe Andressa’. A condecoração foi criada pelo então vereador Batista Botelho, que quando esteve na casa não conseguiu entregá-la e ao sair, nenhum outro parlamentar a concedeu. É uma homenagem às mulheres negras de destaque na sociedade. “Assim que chegamos à casa, fizemos a pesquisa das condecorações que existiam e decidimos pela concessão dessa homenagem tendo escolhido a professora Claudett Ribeiro”, pontuou o co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares.
Sobre a homenageada, ele destacou que ela tem relevância na construção, dialogo, sensibilização e efetivação, junto ao poder público, nas políticas públicas aos negros, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, moradores da periferia, jovens e mulheres. “A atuação dela se dá há pelo menos 30 anos, frente à gestão de medidas socioeducativas, de políticas de igualdade racial no Maranhão, atuando nas periferias, além de ser professora universitária e pesquisadora. Ela sempre pensou nessas políticas para os que mais precisam e pela garantia da justiça social a estas populações”, justificou o parlamentar.
Claudett de Jesus Ribeiro é natural de São Luís e nasceu no dia 21 de maio de 1940. Desde a juventude participou ativamente do movimento das Girlguides, chamado no Brasil de Bandeirantismo, e dos movimentos de educação comunitária. Assim, descobriu a vocação para a docência. Desde aluna das graduações de Geografia e História já lecionava em várias escolas de São Luís. A conclusão do curso de Direito fortaleceu mais o desejo de continuar a atuar na educação.