Instituição planeja realizar outras campanhas de vacinação voltadas ao público interno
A Câmara Municipal de São Luís realizou a vacinação de funcionários contra o H1N1 nesta quarta-feira, 21. A campanha de vacinação foi uma iniciativa da Casa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador Paulo Victor (PCdoB) também solicitou a vacinação dos servidores contra a H1N1 à secretaria municipal de saúde, por meio do requerimento 845/21.
O Gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, informou que foram disponibilizadas 200 doses do imunizante.
“Solicitamos vacinas para realizar essa campanha contra o H1N1 para o servidor ter mais praticidade, em poder receber a vacina no trabalho. Dessa forma, aumentamos a adesão à vacinação contra o H1N1”, disse o gestor.
Bruno Lima ressaltou que só foi permitida a aplicação do imunizante em pessoas que não receberam a vacina contra a Covid-19 nos últimos 15 dias e não têm a segunda dose da vacina agendada para os próximos 15 dias.
O Gestor de Qualidade acrescentou que a Casa pretende realizar outras campanhas de vacinação voltadas ao público interno. “Iniciamos essa primeira campanha, mas já estamos vislumbrando a possibilidade de aderir a outras campanhas, como a da Hepatite”, disse.
O vereador Dr Gutemberg (PSC) destacou a importância de incentivar e facilitar a vacinação contra doenças entre os funcionários. “Procuramos dar aos servidores da Casa toda atenção, e essa atenção começa com a saúde. A câmara está de parabéns por conta dessa iniciativa”, disse.
H1N1
O H1N1 é um tipo de vírus da família das influenzas. É a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína.
O H1N1 apresenta os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse, porém tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente ao óbito.
O H1N1 ficou conhecido há cerca de uma década, quando uma epidemia do vírus provocou a morte de aproximadamente 2 mil brasileiros.