As Apaes estão espalhadas por todo o Brasil e atuam na garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência em diversas áreas como assistência social, lazer, educação e saúde
Texto: Ascom
Neste Dia Nacional das Apaes, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de São Luís destaca seu compromisso com a inclusão e apoio às pessoas com deficiência. São diversas as iniciativas lideradas pelos vereadores em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. Nesta lista, está a destinação de recursos para aquisição de equipamentos de saúde à instituição.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB), ressaltou a relevância do Dia Nacional das Apaes e a importância do trabalho conjunto em prol da inclusão. “É uma data especial para reconhecermos a importância das Apaes em todo o país e, principalmente, em São Luís. Estamos comprometidos em apoiar as ações que promovam a inclusão e melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência, especialmente, as que são atendidas pela Apae”, destacou.
Um dos momentos marcantes foi a visita de alunos da Apae à Câmara Municipal, proporcionando uma experiência enriquecedora de cidadania e participação ativa nesta esfera pública. Os alunos conheceram a rotina de trabalho do legislativo ludovicense, participando de encontro na Sala Vip, onde aprenderam sobre a elaboração das leis; e conheceram o plenário Simão Estácio da Silveira, onde participaram de sessão inclusiva – eles compuseram a Mesa Diretora durante a solenidade e ocuparam a tribuna da Casa.
“Este momento reforçou a importância do envolvimento de todos os setores da sociedade na promoção da inclusão e acessibilidade e foi bastante marcante para nós”, avaliou Paulo Victor.
Os vereadores também destinaram emenda no valor total de R$ 1 milhão para a Apae. Os recursos foram direcionados para aquisição de um novo mamógrafo e de um moderno aparelho de Raio X, ampliando os equipamentos de tratamento e diagnóstico disponíveis na instituição. Este é parte do compromisso dos parlamentares, a fim de proporcionar melhores condições de atendimento de saúde a este público. A ação reforça a importância que a Câmara confere às ações que promovem a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência, na capital.
Neste Dia Nacional das Apaes, a cidade de São Luís celebra a data e o esforço conjunto dos parlamentares em promover a inclusão e garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a serviços de qualidade e às oportunidades para desenvolverem todo o seu potencial.
Acessibilidade e inclusão
Criado em 1954, o movimento nacional das Apaes completa 66 anos de existência. A maior rede de apoio às pessoas com deficiência do Brasil surgiu no Rio de Janeiro, com o intuito de prestar um serviço de qualidade às pessoas com impedimentos de natureza intelectual e múltipla. Segundo a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), em todo o país são mais de 2,2 mil unidades, realizando mais de 23,6 mil atendimentos por ano.
Como organização de assistência social, a Apae Brasil é certificada pela Lei nº 12.101/2009, e atualizada pela Lei no 12.868/2013. A norma trata das entidades de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e de promoção da sua inclusão à vida comunitária.
A APAE de São Luís tem desempenhado um papel vital na comunidade, oferecendo serviços de excelência na área de saúde. A aquisição do Mamógrafo e do Raio-X digital faz parte do Projeto de Atualização do Parque Tecnológico da entidade e representa um avanço significativo na capacidade da instituição de atender às necessidades da população, especialmente daqueles que mais necessitam.