Ao ocupar a tribuna do Legislativo Municipal na manhã de terça-feira, (17), o vereador Cézar Bombeiro (PSD) interrompeu uma sequência de debates sobre a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal. Ele destacou que todos os vereadores deveriam mudar o foco das suas preocupações para se concentrarem em um problema da maior seriedade, que tende a assumir proporções mais graves. “Refiro-me as enchentes em toda a cidade de São Luís, numa demonstração clara de que o sistema de drenagem da nossa capital precisa de uma atenção urgente para a aplicação de uma politica urgente, que infelizmente por falta dela, vivemos círculos viciosos todos os anos, em que milhares de famílias são abrigadas e perdem todos os seus mobiliários e enfrentam dificuldades para recuperar as suas casas. A verdade e que muitas famílias pobres acabam sendo transformadas em miseráveis e com muitas dificuldades tentam reconstruir as suas vidas”, ressaltou.
No seu pronunciamento, o parlamentar do PSD ilustrou que “são cenas fortes de expressão de dor e indignação que nós nos deparamos bem de perto e que dentro do possível e da necessidade emergencial não podemos nos negar a fazer alguma coisa. Todos esses sofrimentos que datam de vários anos já poderiam pelo menos serem minimizados. Precisamos como políticos não toleras mais a hipocrisia de que o cerne do problema está no lixo que entopem bueiros e nas valas que são transformadas em depósitos de resíduos sólidos”.
“A realidade é que muitas construções irregulares e serviços públicos de ruas e avenidas não são levados em consideração a drenagem”, acentuou o vereador da social democracia para acrescentar: “Temos hoje em nossa capital, dezenas de denúncias comunitárias que passaram a sofrer enchentes, depois de serviços de má qualidade feitos pelo município e o estado, muito embora tenham sido feitas advertências pelas comunidades, elas simplesmente foram ignoradas”.
Convocação do Secretário da SEMOSP
O vereador Cézar Bombeiro informou aos seus colegas de parlamento e pediu apoio deles para convocação do Secretário Municipal de Obras Públicas, para que possa esclarecer toda problemática aos vereadores e registrar quais as providências que estão sendo adotadas para pelo menos a diminuição imediata da verdadeira calamidade que estamos vivendo na cidade.
O secretário Antonio Araújo, titular da pasta da Semosp foi convidado para participar da audiência pública proposta pelo vereador Cézar Bombeiro, para debater justamente valas e galerias em nossa capital, mas simplesmente não compareceu e o seu emissário não tinha maiores conhecimentos para falar sobre a problemática, registrou o vereador, dizendo que diante da gravidade do problema, pouco ou nada vai adiantar em convidar o secretário.
“Estamos fazendo a convocação do titular da Semosp, em nome da população mais sofrida de São Luís e esperamos que os colegas de parlamento tenham a devida sensibilidade para o sério problema”, finalizou Cézar Bombeiro.
Texto: Da Assessoria do Vereador