Em 2004, Chaguinhas despertou interesse pela política partidária e filiou-se ao Partido dos Aposentados da Nação (PAN) [incorporado ao PTB em 2006], onde disputou as eleições daquele ano e ficou como suplente na legislatura 2005-2009, assumindo o mandato de 2005 a 2006. Foi secretário municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís (2007-2008), na gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio.
Nas eleições de 2008, já filiado ao Partido Republicano Progressista – PRP, Chaguinhas foi eleito vereador com 3.987 votos, contando com o forte apoio do eixo São Cristovão, sua principal base eleitoral.
Em 2009, após a fundação da União Parlamentar de Vereadores (Unipav), Chaguinhas, como presidente da entidade, visitou mais da metade dos municípios maranhenses, onde passou a discutir questões relacionadas ao funcionamento das Câmaras Municipais, tais como a redução de repasses para o Legislativo, prevista na Emenda Constitucional Nº 58; o papel do Parlamento no município; e a transparência na administração pública. No mesmo ano, também, criou a Casa da Família. No mesmo ano, fundou a Escola Legislativa – ESLEM, e como idealizador do projeto, chegou a ser recebido pelo Presidente do Congresso Nacional José Sarney, onde realizou com o Interlegis, no Auditório do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE/MA), o 1º Encontro Estadual de Vereadores do Maranhão.
Em 2011, Chaguinhas assume a direção do Partido Republicano Progressista (PRP) no Maranhão, implantando diretórios e comissões provisórias em 145 dos 217 municípios maranhenses. O parlamentar diz que a tônica de sua gestão como presidente regional do partido foi o diálogo com a sociedade civil organizada, a classe política e os movimentos sociais com o objetivo de fortalecer o vínculo da legenda com a comunidade.
Em 2012, diante de um histórico de luta contínua e corajosa sempre em defesa das causas sociais, Chaguinhas voltou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, sendo reeleito para o 2º mandato, com 6.532 votos.