O parlamentar solicitou colaboração dos demais pares para executar a iniciativa
O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís para anunciar que abrirá o gabinete dele para dar apoio e sustentação a mais de 100 ex-servidores da Casa. Na oportunidade, o parlamentar solicitou aos pares colaborações para prestar atendimento àquele público.
“Nós tivemos cerca de 180 funcionários desligados e agora eles estão sem defesa alguma. Existem pessoas que trabalharam na Casa por mais de 30 anos e estão agora na rua. Não podemos fechar nossos olhos. Precisamos ter empatia. O meu gabinete será o gabinete de apoio e sustentação a eles por tempo indeterminado e peço que os meus colegas vereadores se compadeçam também com a situação deles, pois ninguém olha pela dor e sofrimentos deles, e eles estão jogados ao acaso”, informou Chaguinhas.
O parlamentar do Podemos disse que pretende fornecer aos ex-servidores atendimento nas áreas de Direito, Psicologia e Empreendedorismo, bem como quaisquer outras necessárias a eles. Na ocasião, reforçou o pedido de disponibilidade e colaboração dos demais vereadores.
“Nós, vereadores, faremos isso juntos. O meu gabinete será esse espaço de sustentação e apoio. Lá deverá ter advogado, agente do INSS e psicólogo. Podemos dar um grande presente de Natal para essas pessoas: aconchego, amparo, esperança. Também podemos fazer um esforço para colocarmos essas pessoas no empreendedorismo. Esperei humildemente alguma iniciativa e agora tive uma iniciativa. Por isso peço humildemente aos vereadores que tem parente médico, psicólogo… Vamos nos unir para fazer nascer a força arrebatadora para olhar para essas pessoas se tornaram invisíveis na agonia e dor delas”, pediu Chaguinhas.
A decisão judicial, na Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público em 2013, obrigou o Legislativo ludovicense a exonerar todos os funcionários que entraram após o dia 05 de outubro de 1988 e a contratar os concursados.