Parlamentar defende o salvamento das escolas, que segundo ele se destacam no cenário local
O vereador Chaguinhas (Podemos) chamou atenção para a situação das escolas comunitárias de São Luís, durante seu discurso na sessão plenária desta terça-feira, 22, para defender seu papel perante a sociedade.
“A escola comunitária leva a mão a onde o município não leva. Aonde a mão do município não vai, lá está a mão da escola comunitária. Ela deveria ser valorizada como desbravadora e não é”, declarou.
O parlamentar criticou o excesso de burocracia que, segundo ele, apenas facilita o desvio de dinheiro. Para Chaguinhas, a Câmara precisa se envolver na causa e citou uma iniciativa de 2014 que criou a Comissão de Articulação e Sugestão das Escolas Comunitárias.
Chaguinhas finalizou fazendo um apelo aos demais parlamentares para que adotem as escolas comunitárias de suas respectivas regiões e pediu a criação de uma nova comissão para o salvamento das instituições que enfrentam dificuldade em manter as portas abertas.
“As escolas comunitárias foram pioneiras, por exemplo, na instalação de ar-condicionado nas salas de aulas, ao passo que a Prefeitura seguiu o mesmo em algumas de suas escolas, mas por pouco tempo. As escolas comunitárias mesmo com o recurso escasso têm feito a diferença”, frisou.