Parlamentar discordou do posicionamento dos senadores na votação do Marco Legal do Saneamento Básico.
Na sessão ordinária desta terça-feira (7), o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) usou o Pequeno Expediente para discursar sobre o momento econômico vivido pelo país e tecer críticas aos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania). O parlamentar iniciou o discurso fazendo uma análise sobre a dicotomia política vivida pelo país, entre o eixo esquerda e direita do espectro, que deve se acentuar nas eleições presidenciais do ano que vem.
Em seguida, criticou os senadores maranhenses por terem votado contra o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020), sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em julho do ano passado. O marco prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033 e viabiliza a injeção de mais investimentos privados no setor.
“São dois senadores que querem que os maranhenses continuem despejando seus dejetos em buracos. Que vergonha”, disse.
O parlamentar também criticou a falta de atuação política, em âmbito federal, para mudar a realidade das mais de 400 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza no Maranhão, segundo dados citados por ele em seu discurso. Chaguinhas também criticou o voto de Eliziane Gama e Weverton Rocha contra a PEC dos precatórios. “São senadores que cedem aos caprichos de controle, e que os maranhenses morram de fome, porque votar contra essa PEC é votar a favor dos banqueiros e empresários”, afirmou.