Durante o seu discurso, o parlamentar afirmou que a prefeitura tem desenvolvido boas ações na educação
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira (19), para falar sobre a Educação do município. “Nos últimos dois anos e nove meses, a gente não vê nenhuma ponderação positiva em relação ao Executivo Municipal, mas eu, como aliado, tenho que fazê-lo”, disse Chaguinhas, ressaltando que os demais vereadores cumprem seu papel como legisladores ao se pronunciarem sobre o que acreditam estar em desacordo com o que deveria ocorrer.
“Se nós pegarmos o período entre as administrações dos ex-prefeitos Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Júnior, nós temos 18 anos de mandatos. E aí, chegando aos dois anos e nove meses do prefeito Eduardo Braide, observa-se que a tônica da sua administração tem sido a educação”, falou o vereador, questionando sobre como um prefeito, em dois anos e nove meses, pode fazer uma revolução na questão das escolas, sem manutenção por quase duas décadas.
Para Chaguinhas, é inadmissível ter que fazer a recuperação de aproximadamente 170 escolas em um período de tempo tão curto. E que se isto ocorre é porque os outros não fizeram a devida manutenção.
“Se cada um fizesse a sua parte na Educação, nós estaríamos construindo mais escolas e, não, fazendo reforma e ampliação”, pontuou, acrescentando que as que já foram reformadas e/ou ampliadas receberam obras que vão do chão ao teto, deixando-as como novas.
O parlamentar ainda destacou que, na questão da educação, pode-se perceber que, em números, a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) é melhor avaliada em relação às anteriores, porque segundo ele, muitas das escolas funcionavam em locais improvisados. “Faltam 76 escolas, das quais 20 estão em situação de extrema precariedade. Mas já foram reabilitadas 40
Ele também levantou a questão da infraestrutura dos bairros, que estava em estado lastimável e que segundo ele, o prefeito tem investido bastante, melhorando consideravelmente esta área, com obras de recuperação, ampliação e requalificação, solucionando problemas históricos de drenagem, recapeamento e trafegabilidade.