Parlamentar ressaltou história de administrações que culminaram com a falta de desenvolvimento das cidades, pontuando as décadas de 20 a 30.
Texto: Ascom
O vereador Francisco Chaguinhas usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-feira (11), para tratar sobre a importância da gestão municipal e os critérios que devem ser respeitados para eleição deste cargo político. Chaguinhas pontuou que o prefeito é o que mais conhece e está perto das comunidades, e, por isso, tem mais condições de promover políticas públicas que cheguem a todos, consequentemente, gerando desenvolvimento destes espaços.
Chaguinhas ressaltou história de administrações que culminaram com a falta de desenvolvimento das cidades, pontuando as décadas de 20 a 30. Ele citou que, nestas épocas, a escolha dos gestores municipais ocorria, em sua avaliação, de forma pouco criteriosa. Criticou ainda, o que considerou um desenvolvimento lento da capital maranhense, atribuindo à eleição dos prefeitos por, principalmente, indicações de interesse dos poderes.
“Naquele tempo, sobrevoando São Luís, não víamos nada. Quando houve a construção do Bacanga e criação das avenidas dos Africanos, Beira Mar e a barragem do Bacanga. Ele salvou duas décadas perdidas, em que a capital teve prefeitos que eram apenas secretários de cidades e não demonstravam compromisso com a gestão desenvolvimentista. Isso aconteceu com São Luís e muitas outras cidades no Brasil, que tiveram seu crescimento atrasado pela gestão errônea”, exemplificou Francisco Chaguinhas.
O vereador elogiou, por outro lado, a gestão municipal dos políticos Jackson Lago e João Castelo, ambos foram prefeitos de São Luís e governaram o Maranhão. “Eles marcaram suas administrações com grandes obras de infraestrutura que ‘salvaram a cidade’ e considero as figuras mais importantes da política. Eles estão perto do povo, sabem das necessidades da população e da cidade. Devem ser eleitos com consciência, pois, os prefeitos salvam a cidade com o apoio dos vereadores”, concluiu.
Agenda Desbravadores
Durante sua fala na tribuna da Câmara, Francisco Chaguinhas comentou ainda, sobre agenda sua com grupo de jovens desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na última semana. O evento marca as atividades da Semana do Lenço, que será celebrado dia 16 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial dos Desbravadores (20 de setembro). Esta semana, membros da Associação Maranhense de Desbravadores e da Missão Nordeste Maranhense visitam escolas, feiras e desfilarão pelas praças com o lenço amarelo, símbolo do movimento desbravador adventista, referindo às datas.
Em outra agenda, de 15 a 19 de novembro, estarão em maior grupo, com membros do Pará, Amapá e Maranhão, em campori, denominado A Ilha, para celebrar o movimento de desbravadores. O evento será no Parque Independência, São Cristóvão. A Semana do Lenço é um momento especial, que precede o Dia Mundial dos Desbravadores. O lenço é usado para mostrar a marca e a alegria em ser desbravador, além de apoiar a campanha do Setembro Amarelo, em solidariedade e apoio às pessoas que sofrem com depressão. Este ano, o movimento desbravadores completa 70 anos de existência.