Em seu discurso, o vereador também fez um contraponto em relação a temas levantados por colegas de plenário na tribuna
Texto: Isaías Rocha
O vereador Francisco Chaguinhas (PSD), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (9), defendeu mais políticas públicas para a pessoa idosa em São Luís. No discurso, ele lembrou que o idoso tem sido usado apenas como uma peça fictícia.
“É um personagem que a cada dia que passa, ele fica mais invisível. Hoje, você chega na cidade e não vê mais a experiência. Aonde foi parar esse ser que carrega a experiência?”, questionou.
Na ocasião, o parlamentar afirmou que o Brasil é um país que renega sua experiência. “É uma triste realidade que temos observado em qualquer cidade da Nação. O Brasil é um país que renega seus idosos, que renega sua experiência”, frisou.
Experiência versus esperança
Ao abordar o tema na tribuna, Chaguinhas alertou para a questão do envelhecimento dos brasileiros. Ele lembrou que os idosos já representam 15,1% da população, de acordo com dados do IBGE, que apontam também que o número deve atingir mais de 25% em 2060.
“As pessoas não encontram a experiência, mas sabem onde estão a esperança, formada por crianças, adolescentes e jovens. O jovem ou adolescente pode ter inteligência e capacidade, mas o encontro com a experiência vem com o tempo”, completou.
O parlamentar reforçou que espera do poder público mais investimento em políticas públicas voltadas aos idosos. Na opinião de Chaguinhas, é de grande importância ampliar os espaços para aqueles que ainda podem contribuir com seu conhecimento e sua experiência de vida.
“Hoje, infelizmente, não temos absolutamente nada em políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. É preciso pensar urgentemente em políticas públicas para os idosos”, disse o parlamentar.
‘Velho só o endereço’
Chaguinhas abriu o pronunciamento fazendo um contraponto sobre temas levados à tribuna por seus colegas de plenário. Um deles foi o fechamento de algumas escolas denunciado pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PSB). Em sua defesa, Chaguinhas chegou a dizer que não queria contradizer falas de nenhum colega, mas lembrou que desde o ano passado tem participado pessoalmente de uma série de inaugurações de unidades de ensino na capital maranhense.
“Eu não quero contradizer os números apontados aqui pelos colegas, mas é importante buscar a realidade para saber o que estaria acontecendo, pois, eu tenho participado de várias entregas de obras na área de educação. Do dia 17 de junho de 2023 até a semana passada, muitas escolas foram inauguradas”, afirmou.
“São unidades que passaram por reformas e ampliações, inclusive, com mobiliários novos e sistema de ar-condicionado. Em função disso, eu alcunhei uma frase, falando durante algumas destas inaugurações: o endereço é a única coisa velha nas unidades de saúde ou educação, inauguradas pelo prefeito nos últimos anos”, concluiu.