Para o parlamentar, cabe ao Ministério Público estabelecer parâmetros de funcionamento
O vereador Chaguinhas (Podemos) defendeu em plenário, nessa quarta-feira, 04, a permanência e manutenção das Casas de Apoio mantidas por outras prefeituras, na cidade de São Luís, para acolhimento de pacientes de tratamentos de alta complexidade.
Durante o discurso, o parlamentar denunciou a situação de abandono de grande parte dessas instalações. “Tive a oportunidade de visitar cinco dessas casas de apoio e encontrei um cenário cruel. Casas totalmente desconexas, insalubres, funcionando como depósitos de pessoas doentes. Gostaria de lembrá-los que se trata de pessoas que não tem condições de se manter fora das suas cidades e que precisam de tratamentos de altas complexidades”, pontuou.
O vereador defendeu ainda a permanência das casas, bem como a atuação do Ministério Público no sentido de estabelecer padrões de funcionamento para tais instituições. Ele atribui a responsabilidade a prefeitos e secretários de saúde e pede por mais fiscalização.
“Não cabe ao Mistério Público acabar com essas Casas, mas sim estabelecer parâmetros para o seu adequado funcionamento. Telhado, reboco, saneamento básico… profissionais para acolher essas pessoas. Falta respeito com a dor alheia!”, declarou.
Atuação na Saúde
Para concluir, Chaguinhas defendeu uma maior atuação dos vereadores no tocante à saúde. Ele trouxe como exemplo a situação de pacientes que sofrem com pedra na vesícula que padecem por anos na espera por uma cirurgia. Como sugestão o vereador recomendou que parte das emendas da saúde fosse usada na promoção de mutirões, com o objetivo de dar celeridade as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).