Instituto que conta com o apoio do vereador beneficia população residente no Jardim São Cristóvão
Texto: Marine Palhano
Francisco Chaguinhas (PSD) subiu à tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (20), para falar sobre a síndrome da fibromialgia, que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.
“Uma síndrome que acomete 2,5% do povo brasileiro. É uma doença crônica e, por não matar rapidamente, a pessoa passa a vida carregando uma cruz muito pesada. Essa doença não acomete somente os idosos, mas pessoas jovens também. Nós sabemos que essa síndrome não tem cura, mas a pessoa pode debelá-la e viver normalmente, desde que assuma o compromisso com sua própria doença”, iniciou o vereador.
Em seguida, Chaguinhas destacou a oferta de tratamento para fibromialgia no Instituto Boa Nova, localizado no Jardim São Cristóvão, em São Luís. “É com alegria que informo que o Instituto Boa Nova formou um combo para trabalhar a fibromialgia. O instituto hoje está pronto para atender pacientes acometidos dessa síndrome. Lá, temos a reabilitação aquática, acupuntura, clínica de fisioterapia e o departamento de massoterapia”, detalhou.
Idosos
Ainda durante seu discurso, Chaguinhas abordou o tema da assistência à saúde da pessoa idosa. O Vice-Presidente da Câmara sugeriu a criação de um hospital destinado exclusivamente ao atendimento de idosos em São Luís.
“Temos um problema grave nessa cidade. O prefeito precisa trabalhar a bandeira da libertação da pessoa idosa, tanto na questão da urgência, quanto emergência. Nós sabemos que as urgências estão cheias de pessoas idosas, competindo num espaço com pessoas de diferentes idades. Assim como temos o Hospital da Criança, precisamos ter o Hospital da Pessoa Idosa. Por que não inovar? Ser a primeira capital brasileira a ter um hospital de urgência e emergência para atender idosos. Essa é uma tarefa que precisa ser concebida por todos – população, vereadores, deputados estaduais. É um sonho que deve ser sonhado por todos para combater o pesadelo daqueles que não têm voz, vez e lugar”, disse o parlamentar.