O vereador afirmou que já são 17 unidades de educação reformadas e/ou ampliadas pela atual administração municipal.
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para falar sobre o sistema educacional da capital maranhense, que segundo ele, passa por um momento de fortalecimento. “Vou fazer 15 anos nesta casa e posso afirmar que passei por um jejum no que se refere a reformas e ampliações de escolas”, disse o parlamentar na sessão ordinária desta terça-feira (05).
Citando a recente solenidade de entrega de uma escola, da qual participou no bairro Santa Clara, Chaguinhas afirmou que já são 17 unidades de educação reformadas e/ou ampliadas pela atual administração municipal. Para o vereador, em todas elas, as reformas foram abrangentes, que vão desde o esforço da engenharia em proporcionar um ambiente acolhedor para professores e estudantes, com salas climatizadas, até a construção de espaços exclusivos com o objetivo de oferecer recreação para que os alunos possam se divertir e desenvolver seus conhecimentos com segurança.
“De 2009 a 2020 esta cidade degringolou a Rede de Educação, que é a veia por onde passa o desenvolvimento de qualquer sociedade. Mas nós, muitas vezes aliados desses gestores, a gente deixa o barco navegar e aí, eu me incluo nessa autocritica”, pontuou o vereador. Ele acrescentou que, da mesma forma, algumas vezes, o Parlamento, adormecido da sua essência, esquece os avanços que estão ocorrendo e deixa de fazer críticas positivas.
“Agora, novamente, as escolas estão começando a ser requalificadas. E nós temos a responsabilidade de criticar, mas não podemos fazer somente críticas diante de uma realidade que mostra bons resultados”, concluiu Chaguinhas, lembrando que é importante que os parlamentares não sejam apenas consumidores da democracia, mas produtores desta, utilizando-se do respeito e do bom senso em suas ações.