Parlamentar enfatiza a importância de um legislativo forte e a necessidade de adaptação a uma nova realidade da comunicação
Texto: Leandro Ferreira
Na sessão ordinária desta terça-feira (3), o vereador Francisco Chaguinhas (PSD) fez uma reflexão sobre as mudanças que ocorreram com o poder legislativo e executivo nos últimos anos, principalmente por conta da internet e do uso de redes sociais.
O parlamentar destacou que uma das principais mudanças foi o crescimento exponencial das mídias digitais, que transformou o relacionamento entre a população e os políticos, e até mesmo entre os próprios poderes.
De acordo com o vereador, o tratamento entre os prefeitos e vereadores na época da tecnologia analógica era totalmente diferentes, os parlamentares tinham papel de destaque no processo político, por conta da participação e representatividade que cada um tinha em sua comunidade.
“Hoje as coisas mudaram, o poder executivo vai diretamente na população, ele não precisa mais do intermediário, que é o vereador, e isso nós ainda não absorvemos. Esse poder político que cada vereador tinha na era analógica, ultimamente ele desapareceu”, disse.
Para Chaguinhas, os vereadores devem ficar atentos às alterações e se adequar, ou até mesmo se reinventar. “A Câmara precisa estar muito forte institucionalmente, nós entendemos que o executivo precisa da Câmara na questão institucional. A Câmara não tem mais aquele grande quinhão político para confrontar com o poder executivo exatamente no cotidiano e na busca de melhorias. Nós precisaremos sempre de um legislativo forte”, afirmou.
Mandato
Ao final de seu discurso, Chaguinhas disse que encerra o seu mandato, após 16 anos na Casa Legislativa, com o sentimento de dever cumprido. O vereador ressaltou ainda que vai deixar a missão de representar e cuidar das demandas do bairro Jardim São Cristóvão nas mãos do vereador reeleito Octávio Soeiro (PSB).