Em discurso, o vereador chamou atenção para a necessidade da valorização dos servidores da Casa
Em sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) falou sobre reunião com representantes do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (Sindiscam-SLZ) da qual participou na terça-feira, 7. O parlamentar parabenizou o profissionalismo da categoria e se comprometeu em levar as demandas à presidência da Casa. O parlamentar fez questão de frisar que as solicitações do sindicato servem a todos os servidores da Câmara e devem ser atendidas.
Ao iniciar o discurso, Chaguinhas pontuou que há mais de 50 técnicos na Câmara, integrados à instituição há três anos. Em sua avalição, esses profissionais precisam de espaço e ferramentas para mostrar sua capacidade e somar com o avanço das iniciativas da casa.
“Estive em uma missão designada pelo presidente desta Casa, Paulo Victor, e me deparei com uma ‘Serra Pelada’ cheia de ouro. Esta casa legislativa não deve ter a vergonha de expor sua história. Sugiro realizar um evento para apresentação do corpo técnico desta casa, que está invisível e precisa ser visto”, enfatizou o vereador ao se referir aos servidores.
“Temos profissionais que agora integram outras instituições. São pessoas capacitadas, qualificadas e proativas. Os técnicos solicitaram essa colocação, eu levei ao presidente Paulo Victor, que prontamente atendeu. Nesta tribuna, exponho o valor destes profissionais, que devem ser reconhecidos. Esse corpo técnico é o patrimônio que fará a mudança e auxiliará na melhoria dos serviços desta instituição”, avaliou Francisco Chaguinhas.
Lembrando que a Câmara de São Luís é a quarta mais antiga do Brasil, Chaguinhas destacou a importância em conhecer e divulgar a história da instituição. Ele reforçou que o corpo técnico da casa legislativa deve ser chamado a contribuir e mostrar seu potencial. “Os técnicos devem ser chamados a atuar junto aos vereadores. Se tivéssemos, dos nossos antepassados, a guarda de todos os documentos desta instituição, teríamos o maior museu parlamentar da América Latina”, enfatizou.
A reunião entre o vereador Chaguinhas, que atualmente é o vice-presidente do parlamento municipal, e a diretoria do Sindiscam-SLZ aconteceu na tarde dessa terça-feira, 7, na Sala VIP. Na ocasião, além de apresentar oficialmente o sindicato, os representantes dos servidores da Câmara trataram sobre a prorrogação do prazo de validade do último concurso e da atualização do plano de cargos da categoria.
Concurso – Chaguinhas parabenizou o vereador Astro de Ogum (PCdoB) que, quando estava na presidência da Câmara, iniciou os trâmites para a realização do primeiro concurso da instituição, que resultou na efetivação do corpo técnico qualificado da Casa, e chamou atenção ainda para a necessidade da valorização dos profissionais.