O grupo trabalha com ações artísticas e culturais, nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura.
SÃO LUÍS: O vereador Chico Carvalho (Avante) registrou, durante a sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de São Luís, o aniversário de 50 anos de fundação do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), grupo que trabalha com ações artísticas e culturais na capital maranhense.
Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que apresentou uma Moção de Aplausos para reconhecer a história da companhia que completou neste mês de outubro mais uma década com produções nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura.
“Eu tenho uma Moção de aplausos na Mesa da Câmara para nós nos congratulamos com os 50 anos de existência do Laborarte. Eu tenho uma ligação muito grande com o Laborarte. Todos vocês sabem, que a gente quando era mais novo, éramos artistas, cantores e dirigentes de uma escola de samba e a gente teve muita ligação com o Laborarte”, frisou.
Chico Carvalho também lembrou a época em que presidia a escola de samba Unidos de Fátima e realizou um dos maiores desfiles carnavalescos da passarela do samba. Segundo ele, o espetáculo com mais de três mil pessoas só foi possível com o apoio do Laborarte.
“Na Unidos de Fatima, tínhamos sempre a colaboração do Laborarte. Na oportunidade, fizemos a escola passar na passarela do samba, com o maior contingente desfilando numa noite no Anel Viário. Na época, desfilamos com mais de três mil pessoas com a colaboração da entidade. Por isso, nessa homenagem destes 50 anos, quero parabenizar o Laborarte, na pessoa da Rosa Reis. Peço a colaboração dos colegas vereadores para subscrever essa proposição”, completou.
Programação de aniversário
Fundado a partir da reunião de jovens que buscavam concretizar as experimentações artísticas produzidas em São Luís, o Laborarte celebra 50 anos de história da companhia com uma vasta programação durante todo o mês de outubro.
O evento de comemoração, que conta com uma vasta programação, ocorre nos dias 11 e 12 de outubro e se estende, também, para os dias 15, 16, 22 e 23 de outubro. São realizadas no Laborarte oficinas de tambor de crioula, cacuriá, percussão, teatro, dança popular, contação de histórias e oficinas de formação de caixeiras do divino.
O grupo também desenvolve trabalhos nas áreas sociais levando os saberes e tradições populares para jovens e adolescentes a exemplo do projeto “Diálogos Culturais” em parceria com o Itaú Social e o projeto “Vida e Arte” em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).