O objetivo é reforçar a segurança de crianças e adolescentes nas áreas próximas às escolas
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) encaminhou, essa semana, o Requerimento nº 1649/21, de autoria do vereador Chico Carvalho (PSL), direcionado à Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal (GM) – subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), solicitando que disponibilize efetivo para ronda e agentes nos portões das Unidades de Educação Básica – UEB’S, em horários de entrada e saída dos alunos.
O parlamentar frisou a importância da solicitação e destacou que o pedido surgiu a partir de reclamações da comunidade escolar em relação à falta de segurança. “Tal solicitação se faz necessária devido a frequentes assaltos aos alunos de escolas, solicitamos a permanência de Guardas Municipais, visando garantir maior segurança aos estudantes e funcionários”, afirmou.
Educação e prevenção
O programa Ronda Escolar garante a proteção das escolas e a segurança de alunos, professores e funcionários nas áreas internas e externas das unidades escolares. Em muitos casos, a simples presença da corporação contribui para inibir ações criminosas em áreas próximas das escolas.
Além disso, o trabalho realizado em parceria com as ações ostensivas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, contribui para garantir o máximo de segurança à comunidade e a proteção do patrimônio público.
Benefícios da Ronda Escolar:
– Inibe a ação de criminosos, pela presença física de nossos vigilantes;
– Oferece mais segurança a alunos e aos profissionais da educação;
– Contribui para a segurança da comunidade;
– Protege o patrimônio público;
– Garante o apoio imediato e profissional no atendimento a possíveis ocorrências;
– Ajuda a prevenir novas ocorrências;
– Demonstra a preocupação do gestor público com a segurança dos profissionais da educação e da comunidade.