Produtores do bairro fornecem 13 toneladas de produtos, como manga, banana e macaxeira.
Texto: Sandra Viana
Para aproveitar as potencialidades da área, reforçar a produção local e melhorar a condição do setor da agricultura familiar na capital, o vereador Francisco Carvalho (Avante) apresentou proposta para implantação de uma fábrica de polpa de frutas no bairro Cinturão Verde, zona rural de São Luís. A região é conhecida pela sua forte produção de hortifrutis e grande concentração de produtores familiares. O texto foi apresentado em sessão da Câmara Municipal e tramita na casa legislativa.
“A nossa proposta tem como foco incentivar o cooperativismo na produção de polpas e incentivar a agricultura familiar da região. A proposta também vai contribuir para recuperar o maquinário da tradicional casa de forno do Cinturão Verde, que há tempos, deixou de funcionar em sua plenitude, devido à falta de manutenção. Portanto, é uma medida que vai impactar na vida de todos daquela região, moradores e os produtores, somando para o avanço das produções e na melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Francisco Carvalho.
A área do Cinturão Verde congrega associações de pequenos agricultores familiares e da cooperativa de agricultores familiares do Cinturão Verde. Na região, são comercializados diversos produtos hortifruti. São cerca de 20 famílias das instituições cadastradas no Cinturão Verde e fornecem 13 toneladas de produtos, como manga, alface, banana, cheiro verde, macaxeira, quiabo, dentre outros.
“Esse é mais um compromisso que temos com o avanço da produção agrícola da zona rural e a autonomia financeira das famílias. Entendemos que é um belo programa que vai atuar em várias frentes, garantindo a produção de alimentos pelos agricultores, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, reforçou o parlamentar Francisco Carvalho.