O vereador também falou sobre as emendas impositivas da saúde.
Em pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira, 10, o vereador Chico Carvalho (Avante) solicitou ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), a avocação e promulgação de um Projeto de Lei de sua autoria que visa instalar detectores de metais nas escolas do município.
O parlamentar explicou que o Projeto de Lei nº 066/19 foi aprovado e encaminhado à prefeitura para sanção do poder executivo no ano de 2020 e até o momento a lei não foi publicada. “Esse projeto dorme desde 2020 na prefeitura de São Luís e não tem o menor respeito por parte do senhor prefeito para sancionar essa lei. Estou solicitando que a câmara avoque e promulgue esta lei que autoriza a prefeitura a colocar os detectores de metais nas escolas de nossa cidade”, disse.
Chico Carvalho citou a proposição e lembrou que já tem um Projeto de Lei tramitando voltado para aumentar a segurança nas unidades de ensino básico, por conta de um ataque que ocorreu em uma escola em Blumenau, Santa Catarina, que vitimou quatro crianças.
“Esta câmara tem se preocupado com estes acontecimentos nas escolas que estão surgindo agora, em decorrência desses movimentos lá dos Estados Unidos que estão repercutindo no Brasil. Os jovens brasileiros e maranhenses estão tentando imitar esses jovens dos Estados Unidos”, afirmou.
O vereador também falou sobre as emendas impositivas da saúde. Chico Carvalho informou que destinou parte de suas emendas para a aquisição de duas ambulâncias, uma delas seria usada para atender o bairro Estiva, e os veículos ainda não foram entregues para a população. “É uma falta de respeito muito grande. Nós fazemos nossa parte. Coloquei a emenda para a compra da ambulância para ficar na maternidade da Estiva, para atender não só as parturientes mas toda a população, e não vemos isso, a ambulância não chegou lá”, concluiu.