O público-alvo são pacientes graves, em atendimento nas unidades da rede municipal de saúde
O vereador Chico Carvalho (PSL) solicitou à Prefeitura de São Luís a realização de estudo que viabilize o fornecimento da terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) para pacientes diagnosticados com Covid-19, em estado grave, nas unidades da rede pública municipal de saúde.
A ECMO é uma técnica extracorporal que consiste no uso de uma bomba para circular o sangue por um pulmão artificial fora do corpo, regressando posteriormente à corrente sanguínea. Ela é utilizada em pacientes cardiovasculares ou pulmonares.
Em quadros graves, a Covid-19 pode comprometer uma das principais funções do pulmão que é eliminar o gás carbônico e permitir a passagem do oxigênio para o sangue, daí vem a baixa oxigenação, comum nesses quadros, explicam os especialistas.
“Estudos têm demonstrado que a ECMO é capaz de reduzir a mortalidade em pacientes com coronavírus, pois atua substituindo a função do pulmão temporariamente até que o órgão esteja recuperado da infecção e seja capaz de oxigenar o sangue por si só”, declarou o autor do requerimento, que foi encaminhado na última sessão.
Há atualmente, no Brasil, 29 centros que se adequaram aos protocolos da ELSO, entidade responsável por padronizar os procedimentos e acompanhar as melhores práticas do uso da ECMO no mundo.