Coletivo Nós também falou sobre a importância de diálogo constante entre Executivo e classe dos artistas
Em discurso proferido na sessão extraordinária remota desta quarta-feira (23), o co-vereador Jonathan Soares, do Coletivo Nós (PT), destacou a vacinação na Cidade Olímpica e o Painel Virtual com tema “Um diálogo sobre política LGBTQIA+”, que será realizado, pela Câmara, nesta quinta-feira, 24.
Logo no início do pronunciamento, Jhonatan Soares agradeceu o Governo do Maranhão pelo Arraial da Vacinação contra a Covid-19, na Cidade Olímpica. A vacinação – que aconteceu na semana passada, no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres – foi um pedido feito pelo Coletivo Nós à Secretaria de Estado da Saúde.
“Quero destacar o arraial da vacinação, no bairro da Cidade Olímpica. Nós pautamos a desigualdade na vacinação, nos saltou aos olhos quando soubemos que apenas 14% da população do bairro da cidade Olímpica estava vacinada com a primeira dose da vacina. Para nós, foi motivo de muita preocupação, pois não foram dados inventados, são dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Saúde. De imediato, o governador Flávio Dino respondeu, anunciando que faria o Arraial da Vacinação na Cidade Olímpica. Para nossa felicidade, foi no local que sugerimos, no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres”, pontuou o co-vereador Jhonatan.
Em seu discurso, Jhonatan Soares aproveitou, também, para agradecer as pessoas, e instituições que fizeram parte do evento, que beneficiou 11.300 pessoas vacinadas com a primeira dose.
“No primeiro dia, tivemos duas mil pessoas vacinadas, no segundo dia, mais de 2. 600, no terceiro dia, nos aproximamos de 3 mil, e no último dia, obtivemos mais de 4 mil pessoas atendidas. No total, foram vacinadas 11.300 pessoas com a primeira dose. Agradeço ao governador Flavio Dino, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, ao presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, Marcos Grande, e aos voluntários, um grupo de mais de 40 jovens, todos do bairro”, agradeceu Jhonatan Soares.
Diálogo
O parlamentar ainda sugeriu ao prefeito Eduardo Braide que a gestão municipal abra diálogo constante com a classe dos artistas. A Câmara aprovou no último dia 9 deste mês, o Projeto de Lei nº 171/2021, que cria o Auxílio Municipal Emergencial São João de São Luís.
“Deixo registrado uma dica à Prefeitura de São Luís, sobre a importância da gestão municipal criar uma ponte de diálogo com a classe dos artistas, pois só assim, poderemos garantir ainda mais políticas públicas mais efetivas, mais eficazes, para atender a população”, enfatizou o co-vereador Jhonatan.
Política LGBTQIA+
Em seu discurso, o vereador fez questão de convidar a todos presentes virtualmente para participar do primeiro Painel da Diversidade com o tema “Um diálogo sobre política LGBTQIA+”, de iniciativa do Coletivo Nós, a partir das 9h, de amanhã, dia, 24, com transmissão pelo aplicativo Câmara Municipal de São Luís e pelo canal no Youtube, da Casa Legislativa.
O Coletivo Nós acredita que o painel será um momento importante para dar visibilidade às populações de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexuais, dentre outras.
Segundo Jhonatan Soares, a iniciativa para realizar o painel surgiu da necessidade de discutir políticas públicas efetivas que atendam esta comunidade.