A painelista Estevania Estrela falou sobre atividades e recursos do Projeto
Texto: Suellen Soares
O Plenário Simão Estácio da Silveira recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, o Painel “Relatório das Atividades do Projeto Ilha em Movimento”. Provido pelo Coletivo Nós (PT), o evento reuniu autoridades e militantes da política da criança e do adolescente para a prestação de contas das emendas parlamentares destinadas à causa por meio do Projeto.
“Gostaria de começar minha fala com a palavra oportunidade. Para quem está na periferia ter uma oportunidade é desafiador. Então esse Projeto Ilha em Movimento proporciona isso em seus cinco polos. Nós do Coletivo tomamos uma decisão política de que cada centavo que estivesse a nossa disposição, chegaria na ponta porque é isso que faz a diferença”, discursou Eni Ribeiro, co-vereador do Coletivo Nós.
Durante sua apresentação, a painelista Estevania Estrela, superintendente da Associação Justiça e Paz se Abraçarão, pontuou as atividades desenvolvidas no Projeto. Segundo Estevania, ao longo de dois anos foram mais de 2 mil ações, com 1500 beneficiados diretos, entre elas: curso de pintura, atendimentos de saúde, rodas terapêuticas, visitas, oficina de capoeira e cinema.
“O nosso Projeto propõe um conjunto de ações, objetivando o desenvolvimento integral e construção da cidadania de crianças. Aí está a novidade, pois mesmo estando em um estado democrático de direito a gente ainda não incorporou, mesmo com 33 anos do ECA, que criança é sujeito de direito. Então a primeira coisa que o Projeto vem reafirmar é isso”, declarou.
Antes de finalizar, Estevania discorreu sobre os repasses feitos por emendas do Coletivo Nós. Ao todo, foram sete repasses, totalizando R$ 1.670.000. A superintendente encerrou demonstrando a aplicação do recurso e anunciando aos presentes e sociedade civil que as contas do Projeto Ilha em Movimento estão à disposição na sede da Associação Justiça e Paz se Abraçarão e que em breve estarão à disposição também no site da instituição.
Compuseram o dispositivo de honra do painel, Sandra Eloufe, procuradora de justiça e ouvidora-geral do Ministério Público, Jailson Rocha, presidente da Associação Justiça e Paz se Abraçarão, Ilionar Ribeiro, representado o Grupo União Mulheres Empreendedoras do Anjo da Guarda, Emanuel Pereira, presidente do Projeto Educação Alternativa Descobrindo o Saber, Simplício Américo, presidente da Associação de Agricultores Familiares da Zona Rural de São Luís e Isabela Sousa, representando todas as crianças atendidas pelo Projeto Ilha em Movimento.
Sobre o Ilha em Movimento
O Ilha em Movimento foi iniciado em agosto de 2021 e pensado com ações que levam o desenvolvimento integral e a construção da cidadania das crianças, adolescentes e jovens da nossa capital, através de vivências esportivas, atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas que são desenvolvidas nos polos onde atuamos, em parceria com várias instituições: PEADS, Gume, Associação Recreativa e Beneficente do Bairro Matinha Maracanã, Centro Educacional Cuidando da Vida, Clube de Mães Caiane Mateus e União de Moradores do Sol e Mar. Possui polos de atuação são nos bairros: Cidade Operária, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão.