Discurso destacou data alusiva à categoria, lembrado dia 15 de outubro
Texto: Ascom
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta terça-feira (17), para homenagear os professores da rede municipal, pela passagem da data alusiva à categoria, lembrado dia 15 de outubro. Ele destacou que deve haver mais integração do poder executivo com a categoria, referindo-se à audiência da legenda com membros do Sindicato dos Professores do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), ocorrida no gabinete do partido, na casa legislativa.
“O Dia dos Professores não é apenas para aplausos, mas, para que recebam valorização e respeito. Parabenizo a todos os professores da rede municipal de educação e que possam ter dias melhores e mais condições de trabalho. Recebemos membros do Sindeducação para dialogar sobre demandas da categoria e constatamos a ausência e a falta de preocupação do poder executivo nestas discussões. Nós, do Coletivo, estamos mais empenhados do que a Prefeitura de São Luís, no apoio aos professores”, pontuou Jhonatan Soares.
O Coletivo Nós falou sobre emendas apresentadas pelo Sindeducação e fará pontuações quanto a recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), quanto aos que têm direito ao recebimento e outros itens. O benefício está proposto para ser quitado em três parcelas, que encerram em 2025. O co-vereador destacou a importância da ampla participação da categoria nestas definições e apontou que a Prefeitura de São Luís não incluiu comissão da categoria nos debates.
“Precisa ser incluída a comissão e especificada quem fará parte. Só conseguiremos dar andamento aos debates, com essa inclusão. É preciso ouvir a categoria, levar às comissões e, de forma célere, possamos fazer essa escuta conjunta e encaminhamentos necessários, para votarmos, com urgência, este projeto dos precatórios na Câmara. Há questões que, nós, vereadores, também temos dúvidas e precisamos de esclarecimentos. Que não ocorra o que ocorreu com o piso da Enfermagem, que foi aprovado de qualquer jeito e muitos, ao sair o pagamento, não receberam. É algo sério. São profissionais que dedicaram suas vidas à educação das nossas crianças e jovens e eles merecem respeito”, enfatizou o co-vereador Jhonatan Soares.
O Coletivo Nós solicitou presença da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para dialogar e aguarda retorno ao pedido. “Queremos que sejam respondidas as dúvidas e questões dos parlamentares sobre os precatórios”, concluiu.