Durante o discurso, o co-vereador Jhonatan Soares afirmou que centenas de crianças estão fora das salas de aula
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, fez críticas à gestão na área da educação, em São luís. Em sua participação na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (19), o parlamentar enumerou distorções no sistema como a falta de vagas. Ele alertou ainda para problemas infraestruturais das escolas e outros prédios da Prefeitura de São Luís.
O parlamentar criticou a indicação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), ao prêmio Prefeito Amigo da Criança. “Como um gestor que deixa 700 crianças, até hoje, fora da sala de aula, pode concorrer a um prêmio desses? Ele não era nem para ser indicado”, enfatizou.
O co-vereador ressaltou a condição estrutural dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estão em situação deficiente. “O lugar onde as famílias são recebidas com suas crianças e não podem contar nem com uma boa infraestrutura, não podem ser atendidas com dignidade”, disse, Jhonatan Soares.
Dia dos Povos Indígenas – Referindo-se ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira, citou o simbolismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em criar o Ministério dos Povos Originários, que é coordenado pela maranhense Sônia Guajajara.
“Sônia Guajajara é uma liderança mundialmente conhecida, respeitada e é maranhense das terras dos povos indígenas de Amarante. Essa ação do presidente Lula, em criar esse ministério, é um ineditismo, pioneirismo muito importante e muito nos orgulha, sendo maranhenses e brasileiros, em termos esta forte liderança. Isso também confere o melhor tratamento a esta população que antes não recebia o devido respeito”, frisou Jhonatan Soares.
O co-vereador pontuou também iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que conta com a Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas, comandada por Rose Guajajaras. “O governador Carlos Brandão dá continuidade a essa política do Governo Federal, que foi criada com o agora senador, Flávio Dino, que é muito importante”, ressaltou.