Em seu discurso, Jhonatan Soares afirmou que muitas unidades de saúde não dispõem de equipamentos básicos
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, em sessão desta terça-feira (21), para tratar da situação de precariedade da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís.
O parlamentar ressaltou momento de consternação com o falecimento de uma pessoa, que chegou a ser atendida no Pronto Socorro do Anil ao passar mal e, pela falta de equipamento adequado para diagnóstico de seu estado de saúde, veio a falecer.
“Avaliaram como gases e ela estava enfartando. Se houvesse eletrocardiograma naquela unidade de saúde e ele tivesse o atendimento correto, talvez tivesse sobrevivido. Este é um aparelho que não pode faltar em uma unidade básica de saúde. Com isso, a gente percebe que a saúde pública da nossa cidade está na UTI. Hoje, ocupamos essa tribuna, em memória da senhora Gilsa e de sua família enlutada, para que ninguém mais venha a passar por isso”, frisou Jhonatan Soares.
Ele criticou ainda que, no geral, as emendas da saúde não têm sido atendidas pelo poder executivo. “Que a Saúde do município seja mais sensível às nossas demandas, que não são nossas, são de todos nós, são da população”, enfatizou. E acrescentou que as unidades municipais de saúde precisam ser adequadamente equipadas e a população ser atendida como deve, com humanidade.
O parlamentar sugeriu que seja formada um grupo para reunir com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e solicitar o eletrocardiograma nas Unidades Básicas de Saúde do município.