Representante do mandato, Jhonatan Soares, frisou que o Conselho das Cidades não se reuniu para tratar do tema
O Coletivo Nós (PT), representado pelo co-vereador Jhonatan Soares, se posicionou contra uma proposta de Plano Diretor apresentada pela Prefeitura de São Luís na manhã desta terça-feira, 05.
Dentre outras questões, o vereador criticou a falta de conhecimento de tal proposta pelos pares, frisando aquilo que consta no Estatuto das Cidades, lei federal nº 10.257. Ela prevê que a elaboração do Plano Diretor deve passar por um vasto processo de diálogo e só pode ser construído com a participação do Conselho Municipal das Cidades.
“Estamos falando de um Projeto de efeito imediato e que tem grande impacto na cidade de São Luís e na vida diária da população. O Conselho das Cidades não se reuniu uma vez sequer nesta gestão, se o prefeito conseguiu elaborar essa proposta, mérito dele. No entanto, ela não será aprovado de qualquer jeito por esta Casa”, afirmou.
Jhonatan Soares aproveitou o momento do discurso para parabenizar o novo governador, Carlos Brandão (PSB), bem como, a nomeação do vereador Paulo Victor (PCdoB) como Secretário de Estado da Cultura. Nesse sentido, o parlamentar retomou a proposta de Marcial Lima (Podemos) durante a sessão sobre a extensão do São João 2022 (que tradicionalmente ocorre em junho) para o mês de julho.
“O governador já se mostrou favorável, o que é motivo de muita alegria, sobretudo para nós vereadores que conhecemos realidade das nossas comunidades, e que conhecemos as grandes agremiações, mas também as quadrilhas de bairro que conseguem manter viva a resistência”, declarou.