Em seu discurso, o co-vereador Jhonatan Soares afirmou que os estudantes estão sendo penalizado pela falta de condições para o aprendizado
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta terça-feira (5), para falar sobre a educação na capital. O parlamentar enumerou situações que, segundo ele, precarizam ainda mais o aprendizado e trazem sérios prejuízos aos estudantes da rede municipal pública de ensino.
“Fazemos um alerta sobre a educação de São Luís. Estamos no mês de julho, período de férias, de recesso no calendário escolar e são muitos os problemas que precisam ser solucionados”, ressaltou o vereador.
Ele iniciou lembrando a manifestação dos trabalhadores vigilantes que protestaram, na última segunda-feira, 4, em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro São Francisco, cobrando o pagamento de salários atrasados.
Fez críticas ao transporte escolar que, em sua avaliação, está precário, não atende à demanda e é alvo de reclamação também dos estudantes que utilizam o serviço devido à falta de estrutura, principalmente o que serve a zona rural. “É um problema na cidade toda e que se agrava na zona rural”, apontou o parlamentar.
Com objetivo de tentar solucionar o problema e melhorar a prestação deste serviço, pela articulação do Coletivo Nós foi realizada uma audiência pública para tratar do tema e que contou com participação de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do sindicato que representa a zona rural.
“Cobramos respostas da Semed, mas não obtivemos qualquer retorno. Isso mostra que a pauta da criança e do adolescente da zona rural, do transporte escolar e da educação não são prioridades da gestão municipal. Se fossem, alguém buscaria uma resposta para uma situação que é tão preocupante e grave. Nada foi resolvido. Parece que alguma coisa só será feita quando algo mais sério acontecer. A gestão precisa resolver o problema do transporte escolar”, disse o parlamentar.
Jhonatan Soares fez críticas também à situação da rede de escolas comunitárias do município. “A gestão trata as escolas comunitárias como inimigas. Esse segmento faz um favor ao município, as educadoras, em sua maioria mulheres, são guerreiras, que tiram do próprio bolso para que a educação aconteça. É na escola comunitária a maior demanda de educação infantil da capital. Elas atendem grande parte da demanda do ensino fundamental menor e precisam de atenção”, apontou.
São João
Jhonatan Soares aproveitou a palavra para parabenizar o Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado da Cultura, coordenada por Paulo Victor, pela programação de São João.
“O Governo está de parabéns. Tudo que está sendo feito no período junino é bem feito e muito grandioso. Tivemos o maior São João, o maior São Marçal, o maior festejo de São Pedro, os maiores arraiais que muitas de nossas comunidades já viram, espalhados por toda a Grande Ilha. São atividades que se destacam ou pelo ineditismo ou por serem as maiores nestas comunidades. Um grande avanço na política de cultura do Maranhão”, disse.
Ele ressaltou ainda o compromisso do Governo na parceria com os vereadores de São Luís. “Isso tudo só tem acontecido por termos um secretário que é vereador e que sabe das realidades, e uma gestão estadual que atende aos vereadores de São Luís”, concluiu o parlamentar.