A data é comemorada anualmente em 28 de junho
O Coletivo Nós (PT) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira (28), para destacar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado na data de hoje, 28 de junho.
O co-vereador Jhonatan Soares iniciou seu discurso ressaltando a presença de ativistas do Movimento LGBT do Maranhão na galeria da Câmara: “Quero saudar todos os companheiros que estão aqui hoje representando o Movimento LGBT do nosso estado. Temos pessoas das cidades de São Luís, Tuntum, Caxias, Pedreiras, Imperatriz e São Bernardo”.
Em seguida, ele falou sobre um projeto de iniciativa do Coletivo Nós que visa atender demandas do Movimento. “Temos um projeto de emenda à Lei Orgânica para criar em São Luís o Conselho Municipal da Política LGBTQIA+. Para que possamos garantir os direitos dessa população, precisamos do tripé da cidadania: a Política Nacional, a Política Estadual e o Conselho Municipal de Política Pública. Nesse conselho, a sociedade civil tem, por lei, o direito de sentar ao lado do poder público e elaborar as políticas que vão pautar sua vida”, explicou Jhonatan.
“Esse nosso projeto foi protocolado na Câmara em junho, em dezembro, chegou à Mesa Diretora e, hoje, foi assinado. Peço urgência de aprovação, sanção e efetivo funcionamento desse projeto para que, assim, a população LGBT de São Luís possa ser considerada cidadã, com acesso a seus direitos”, enfatizou.
Jhonatan Soares concluiu sua fala destacando a luta do movimento e solicitando o apoio dos demais vereadores: “Precisamos lutar para existir e resistir porque estão nos matando. O Brasil é o país que mais mata travestis e homossexuais. Não podemos nos calar diante dessa situação. Quando nos calamos, quando não aprovamos políticas públicas para proteger essas vidas, nossas mãos também estão assassinando essas pessoas. Se somos vereadores de São Luís, somos vereadores para toda a população da cidade”, finalizou.