Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi destaque no discurso
Texto: Ascom
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, na sessão desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de São Luís, tratou sobre os problemas de infraestrutura das escolas municipais, reforçou a importância do respeito à manifestação da fé e pontuou sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Ele pontuou falas dos colegas parlamentares, que em uso da tribuna, teceram críticas à situação da infraestrutura de unidades escolares da rede pública municipal. O vereador convidou para visita agendada à UEB Rubem Almeida, que fica no bairro Coroadinho, às 14 horas. A unidade é uma das maiores da rede pública municipal, atendendo centenas de crianças e adolescentes. O parlamentar denunciou problemas estruturais, com risco iminente de queda do teto.
“Uma escola que foi reformada recentemente, nesta gestão, e está nessa situação. É simbólico o que os professores e servidores fizeram, todos cruzaram os braços e registraram em imagens, repudiando os problemas que enfrentam para cumprir sua missão de educar. A escola não tem condições nenhuma de funcionamento”, afirmou Jhonatan Soares, que também preside a Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Lazer da Câmara.
O co-vereador também saudou as entidades e representantes de matriz africana, destacando a necessidade e importância em estimular, valorizar e respeitar esta e todas as manifestações religiosas. “Eu agradeço aos que se colocam para disposição em estar junto conosco na luta pela igualdade, tolerância e respeito às religiões de matriz africana e sermos juntos, uma voz em defesa do direito a manifestações de fé e religião”, frisou Jhonatan Soares, lembrando projeto que cria o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, 24 de abril, em referência à data de ataque contra a Casa Fanti Ashanti, situada em São Luís. A entidade é um dos mais antigos terreiros de umbanda do Maranhão.
E concluindo sua fala, destacou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é lembrado em 21 de setembro, frisando “a importância em garantir que todos tenham seus direitos respeitados e que as barreiras sejam quebradas, a fim de termos igualdade, de fato, em nosso Maranhão, em nosso país”. Ressaltou ainda, que “a deficiência não nos define, é apenas mais uma característica daquela pessoa, que só se torna visível quando barreiras a impendem de seguir em frente”. E citou, barreiras causadas pelas atitudes das pessoas e o que chamou de “olhar capacitista”.