Mandato coletivo tece críticas à festa promovida pela Prefeitura
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de São Luís, o co-vereador Jhonatan Soares do Coletivo Nós (PT) subiu à tribuna para exaltar o Carnaval organizado pelo Governo do Maranhão. “A gente tem que valorizar quem faz bem feito, quem tem organização, quem consegue fazer planejamento”, destacou o vereador tecendo elogios às festas nos circuitos Beira Mar e Litorânea.
“E quando a gente olha os números – na sexta-feira, mais de 100 mil pessoas; no sábado, mais de 200 mil pessoas; e, nos outros dias, mais de 160 mil pessoas somente na Av. Litorânea e, ainda, uma média de mais de 400 mil foliões na Avenida Beira Mar -, com o Governo Estadual trazendo artistas de renome nacional, como Mayara e Maraísa e, Zé Vaqueiro, para um público como este, ele está dizendo que a cultura é acessível para toda a população”, pontuou Jhonatan, lembrando as facilidades disponibilizadas a todos, como transporte gratuito e locais de fácil acesso.
Já no que diz respeito ao planejamento do Carnaval pelo Executivo Municipal, Jhonatan o classificou como um desastre. “Planejamento parece que é uma coisa que está em extinção na Secretaria Municipal da Cultura”, disse o parlamentar, relatando que os repasses de recursos às agremiações, escolas e blocos havia sido realizado no final de semana anterior às festas, o que teria, inviabilizado a festa para muitos destes, a exemplo da escola de samba Turma do Quinto, que este ano não desfilou.
Citando especificamente o bairro da Madre Deus, considerado o coração do Carnaval da cidade e o mais tradicional, o co-vereador lamentou que neste ano não houve circuito.