Em discurso, Jhonatan Soares denunciou caráter eleitoreiro de obras do prefeito Eduardo Braide
Texto: Suellen Soares
O Coletivo Nós (PT), representado pelo seu co-vereador Jhonatan Soares, utilizou a tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira nesta terça-feira, 14, para falar sobre obras da prefeitura iniciadas na Cidade Olímpica e região. Durante o discurso, o parlamentar teceu críticas à natureza das obras e a falta de planejamento que acarreta prejuízo para a população.
Sobre o anúncio do Programa São Luís no Led, Jhonatan Soares lamentou a ausência de articulação política entre prefeitura e Câmara, que ocasionou escassez de lideranças políticas no ato.
“O prefeito vai naquela que já foi considerada maior favela da América Latina três dias seguidos, um para a anunciar o programa de iluminação pública, outro para anunciar as obras no Rio Paciência e no terceiro para assinar a ordem de serviço. Tudo isso, sem a presença de um vereador sequer, incluindo aqueles da base. Chama algumas poucas lideranças, somente aquelas ligadas a gestão e isso demostra falta de respeito pela comunidade”, afirmou.
Já sobre a ordem de serviço para a construção de uma passarela no Rio Paciência o co-vereador manifestou preocupação com o impacto ambiental e denunciou o caráter eleitoreiro da obra, visto a proximidade do período chuvoso e do período eleitoral.
“Quem é da região sabe que no período das chuvas a força da água leva até carro, me parece ingenuidade ou falta de conhecimento de engenharia ambiental. Sem contar que o sonho de toda uma comunidade foi transformado em uma obra eleitoreira com prazo pra começar e não pra terminar”, avaliou.
O discurso criticou ainda a falta de planejamento das obras em regiões periféricas, a exemplo de obra realizada na rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que tem causado logos congestionamentos. O vereador fez um paralelo com as obras realizadas em áreas nobres em que, segundo ele, há um melhor preparo para precaver impactos dessa natureza. Ele encerrou pedindo cautela da população para decidir os rumos da cidade.
Plano de Cargos e Carreiras – Jonathan Soares parabenizou o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), pelo encontro com a diretoria do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (SINDISCAM-SLZ) para ajuste dos detalhes para aprovação do Plano de Cargos e Carreiras da Casa Legislativa. O parlamentar participou do encontro, acompanhado também pelo vereador Raimundo Penha (PDT).
“São em gestos como esse que a gente percebe a sensibilidade do presidente Paulo Victor, que recebeu a comissão, juntamente, com a Procuradoria e a chefe da administração e poder dialogar, ouvir todos os questionamentos. Para dessa forma, saber quais pontos ainda podem ser melhorados e chegar a mais esse imediatismo da gestão que a aprovação do plano”, pontuou.