Documento foi encaminhado pela Câmara na sessão do último dia 29 de abril
Texto: Suellen Soares
A Câmara de São Luís encaminhou ao Governo do Estado uma indicação do Coletivo Nós (PT), que solicita aos órgãos competentes fomento às atividades agropecuárias desenvolvidas nas comunidades São Raimundo e Gapara, na Zona Rural do município.
A Indicação nº 213/24 foi encaminhada com cópia a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).
A principal motivação, segundo o co-vereador Jhonatan Soares, é atender as reivindicações dos moradores da região por melhorias para a comunidade. Ele alerta principalmente sobre a escassez das referidas práticas agropecuárias, que sofrem com a falta de recursos.
“Por essas razões, consideramos de extrema importância o apoio do Poder Público no fomento ao desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade na melhoria de vida das famílias atendidas, dando ênfase à agricultura familiar e comunidades tradicionais, aliado acima de tudo à preservação do meio ambiente”, diz.
Segundo dados da Associação dos Produtores Rurais do São Raimundo Gapara, as principais atividades exercidas na comunidade são a Rizicultura, Fruticultura e a Bovinocultura de Corte.