A data é comemorada no dia 25 de julho
Na manhã desta terça-feira (26), o co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, subiu à tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária, para lembrar do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que foi na segunda-feira, dia 25.
“O maior número de mulheres em situação de desemprego em nossa sociedade é de mulheres negras. Os maiores índices de feminicídio, violência obstétrica, violência doméstica, violência institucional estão entre as mulheres negras. O dia de ontem não é um dia para celebrar, mas para lembrar que todos os dias precisamos lutar juntos por melhores condições de vida, dignidade e integridade para as mulheres negras ludovicenses”, destacou Jhonatan Soares.
Hospital da Ilha
Jhonatan Soares também se pronunciou a respeito do funcionamento do Hospital da Ilha, inaugurado esse ano em São Luís pelo Governo do Maranhão.
“O Hospital da Ilha ainda não foi entregue como hospital porta aberta, que é aquele hospital de urgência e emergência em que a população pode chegar a qualquer momento e ser atendida. O Hospital da Ilha, por enquanto, opera como retaguarda a todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de São Luís, dos municípios próximos e dos hospitais regionais, sobretudo no tocante às cirurgias”, esclareceu o vereador.
Segundo o parlamentar, a rede pública de saúde da capital ludovicense não é capaz de atender a alta demanda. “A verdade é que, infelizmente, a saúde de São Luís ainda está na UTI. Eu entendo o desespero da população de procurar diretamente o Hospital da Ilha porque a saúde da cidade não consegue corresponder a demanda por atendimento”, frisou Jhonatan.