Com o objetivo de possibilitar às crianças, adolescentes e jovens de São Luís, o desenvolvimento integral e construção da cidadania através de vivências desportivas, por meio de atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas, o Projeto Ilha em Movimento será lançado oficialmente nesta quarta-feira (20), às 15h, no Parque do Bom Menino (Av. Alexandre de Moura, s/n – Centro). Executado pela Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – JPA, o projeto recebeu recursos da Emenda Parlamentar do Coletivo Nós (PT), através da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer – Semdel.
A programação de abertura do Ilha em Movimento conta com intervenções culturais, apresentação de Hip-hop, capoeira, teatral e da Banda da Polícia Militar, além de apresentação do projeto e fala de autoridades. Entre os convidados para o lançamento estão a Prefeitura de São Luís, os vereadores da Câmara de São Luís, Ministério Público (Promotoria da Infância e Promotoria das Fundações), Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, da Mulher, do Esporte e da Assistência Social, as secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular e de Educação, as secretarias municipais de Criança e Assistência Social, Educação e Desportos e Lazer, e Rede Amiga da Criança.
O projeto é destinado a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, das regiões da Cidade Olímpica, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão. A expectativa é de alcançar mais de 3 mil pessoas de baixa renda, envolvendo famílias e comunidade dos participantes.
“Para nós a pauta da infância é prioritária e o Ilha em Movimento vem com a proposta de alcançar crianças, adolescentes e jovens das periferias e Zona Rural de São Luís. Por isso, destinamos emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil para execução do projeto, realizado por meio da parceria com o secretário Ricardo Diniz da Semdel”, explicou o co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares.
Segundo o presidente da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – JPA, Paulo
Sérgio Filho, o projeto vai transformar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens. “É a oportunidade de levarmos para eles direitos fundamentais como o esporte, a cultura, o turismo, que muitas vezes são negados, pela falta dessas políticas públicas nas periferias. A parceria com o Coletivo Nós possibilitará desenvolver as atividades do projeto, como oficinas, rodas de conversa e ações de saúde. É muito importante ter um mandato na Câmara de Vereadores disposto a ser uma voz da comunidade ativa, principalmente as mais vulneráveis”.
Ilha em Movimento
O projeto Ilha em Movimento propõe um conjunto de ações visando o desenvolvimento integral e construção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens através de vivências desportivas, por meio de atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas. Em 2021, espera atender diretamente 500 participantes e 2.500 familiares de forma indireta, nas regiões da Cidade Olímpica, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão.
Como ação concreta o projeto irá oferecer atividades desportivas, recreativas, culturais e de lazer nos cinco polos de atuação. Também irá implementar sala de jogos educativos, sala de leituras e brinquedotecas nas comunidades. Ainda dentro das ações está a oferta de espaços de cuidado e convivência comunitária, oportunizando promoção à saúde mental, atendimento psicossocial e jurídico, a fim de desenvolver hábitos saudáveis, e equilíbrio mental, intelectual e emocional.
Além disso, promoverá ações denominadas Estação Saúde, com atendimento clínico, psicológico, terapêutico e de autocuidado. Serão destinadas atividades terapêuticas para envolver mães, pais e responsáveis dos participantes do projeto, e reuniões familiares, para reflexões e discussões sobre desenvolvimento infanto-juvenil, autocuidado e cultura de paz.