Encontro ocorreu na Sala Vip da Câmara de São Luís e contou com segmentos da sociedade civil
Texto: Isaías Rocha
A plenária “Café com o povo”, promovido pelo Comitê de participação popular – órgão deliberativo do Coletivo Nós (PT), reuniu segmentos da sociedade civil para discutir políticas públicas e a busca da participação popular no mandato coletivo. Realizado na tarde desta quarta-feira (07), o encontro teve como tema “Nós e a influência da participação popular nas políticas públicas”.
Durante o evento, a co-vereadora Eunice Chê enfatizou que as pautas prioritárias apresentadas pelos segmentos contribuem para fortalecer a atuação legislativa, tendo como base o caderno de propostas apresentado durante o mandato do grupo.
“O mandato do Coletivo Nós é construído a partir desta escuta que reúne segmentos da sociedade e outros membros do Comitê de Participação Popular”, avaliou.
De acordo com Cleilson Nunes, morador da zona rural e representante do Grupo Formação, participar do Comitê de Participação Popular é um grande desafio e uma experiência inovadora.
“Além do grande desafio, essa é uma participação uma experiência inovadora. Traz o mandato do Coletivo Nós para junto da população e as demandas do povo para dentro da Câmara Municipal de forma mais viva e imediata”, frisou.
Na ocasião, o co-vereador Eni Ribeiro falou sobre a importância da opinião do povo nas decisões políticas e como isso pode gerar mudanças significativas para nossas comunidades.
“Sempre gostei de interagir com a política, porém agora com o Comitê de Participação Popular, este gosto se transforma em ação e responsabilidade”, declarou.
Entre as proposições deliberadas estão a criação de um canal para denúncias de violação de direitos humanos (LGBTFOBIA, racismo, pessoas em situação de rua e violência contra a mulher, entre outras) e a articulação da rede de proteção à mulher (cis e trans) com assistência psicossocial, jurídica e fomento à geração de renda.
Estrutura do mandato
Neste modelo de mandato, plenárias como essas são consideradas a instâncias máximas de deliberação, tendo abaixo de si as assembleias, o Comitê de Participação Popular e o gabinete parlamentar.
A série de plenárias “Café com o Povo” busca estimular o diálogo entre representatividade das minorias, importância da participação popular, o processo político e eleitoral, ações e proposições para o mandato coletivo e outros temas contemporâneos relevantes em voga na sociedade.