As atividades foram desenvolvidas principalmente nas regiões periféricas da capital maranhense
Texto: Mirlene Bezerra
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), reassumiu a cadeira na Câmara Municipal de São Luís, depois de uma licença de 60 dias.
“Estamos retornando hoje, oficialmente em sessão, a atuação do nosso mandato, após afastamento para que a nossa suplente, a vereadora Creuzamar de Pinho, pudesse trazer aqui para esta Casa as lutas e as bandeiras que encabeça com tanta propriedade”, falou o parlamentar em pronunciamento na tribuna.
“Em nome dos nossos co-vereadores e co-vereadoras do Coletivo Nós, Delmar Matias, Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida e Raimunda Oliveira, eu gostaria de falar algumas ações que realizamos durante esses dois meses que não estivemos aqui na Câmara”, disse o parlamentar. Jhonatan falou sobre o projeto “Coletivo em Ação”, lançado em janeiro, que consiste em um conjunto de ações em comunidades da cidade onde o coletivo atua.
De acordo com o parlamentar, o projeto foi iniciado ainda em janeiro nas regiões do Jeniparana, Vila Zeni e Santa Efigênia e, depois, na Cidade Operária, em alusão ao aniversário do bairro; na Coheb do Sacavém; Vila Maranhão; e Coroadinho.
“É um projeto no qual a gente tem articulado um conjunto de ações com voluntários, de pessoas que atuam nas comunidades, nos arranjos das economias solidária e criativa e dos artistas locais, para fazermos um atendimento à população”, relatou.
O co-vereador ainda falou de outra ação, em que desde o início do mandato, em 2021, o coletivo destina emendas para convênio entre o Executivo Municipal e a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, uma entidade da Cidade Olímpica. Com o apoio da Paróquia Santíssima Trindade, a entidade em questão executa o projeto “Ilha em Movimento”, que consiste no atendimento de mais de 800 crianças de várias comunidades, com oficinas e projetos sociais que incluem teatro, dança, acompanhamento escolar e atividades esportivas, entre outras.
“Nós destinamos uma emenda no ano passado, mas somente neste ano conseguimos executar uma complementação neste projeto, que é exatamente como o Estatuto da Criança e do Adolescente diz, no seu Artigo 18, da importância da convivência familiar e comunitária”, pontuou Jhonatan Soares, acrescentando que não se pode ver a criança como um ser individual e, sim, na sua completude familiar”, pontuou. Pensando nesses vínculos familiares, teve início uma segunda etapa do projeto, que são os acompanhamentos de segurança alimentar e psicossocial das crianças e suas famílias, com entrega de cestas básicas, verdes e proteínas, com acompanhamento nutricional, psicológico, assistencial e odontológico das crianças e famílias que participam do projeto”, informou.
Por fim, o co-vereador falou da alegria que o Coletivo Nós teve em, durante o período de licença do mandato, publicar o resultado do cursinho pré-vestibular, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Nessa ação, tivemos no ano passado mais de 400 estudantes que se inscreveram em dez polos da cidade. Iniciamos as aulas no mês de maio e finalizamos só após todas as etapas do ENEM e do vestibular da UEMA, com resultados positivos de mais de 50 alunos das zonas rural e urbana aprovados na UFMA, na UEMA e com bolsa integral no PROUNI”, comemorou, informando que estão realizando nesta segunda-feira a aula master do segundo ano do “Coletivo em Ação”, que, segundo ele, registrou um sucesso na procura, com quase um mil inscrições, para oito turmas.