Na fala, também foi dado destaque à demanda dos conselheiros tutelares
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), usou o pequeno expediente na sessão ordinária desta segunda-feira, 20, para falar sobre o painel “40 anos de AIDS: uma resposta de todos nós!”, realizado na última sexta-feira, 17, no plenário da câmara.
O painel reuniu especialistas e autoridades em prol da valorização dos profissionais de saúde que atuam no tratamento, prevenção, bem-estar e direitos das pessoas que convivem com a doença na capital maranhense. O evento foi proposto pela vereadora Sônia Sousa (Avante).
“Foi um evento muito bonito e muito relevante para esta Casa. A vereadora fez um gesto que é importante enaltecer, que foi de reconhecer o trabalho dos técnicos que atuam nos Centros de Testagens e Aconselhamentos (CTA), nos consultórios de rua e dos profissionais que fazem o atendimento às pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids”, disse.
Jhonatan Soares destacou que conversou com outros vereadores para criarem uma frente parlamentar de luta contra a AIDS.
Violência contra LGBTQI+
Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar comentou sobre o assassinato de uma travesti, conhecida como Lara Vinny, ocorrido no último sábado, 18, na avenida dos Portugueses, nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão, no Itaqui-Bacanga.
“Infelizmente, isso não é um caso isolado, não é uma situação que acontece esporadicamente, é algo que acontece quase que diariamente no nosso país e no estado do Maranhão. O Brasil é um dos países que mais mata travestis e transexuais no mundo.”, ressaltou.
O co-vereador informou que o Coletivo Nós vai acompanhar o caso e as investigações do assassinato de Lara Vinny. “Ali é uma área toda vídeo monitorada, então tem como a secretaria de segurança e a polícia do nosso estado identificar quem cometeu esse crime”, afirmou.
Conselheiros Tutelares
Ao final do seu discurso, Jhonatan Soares pediu sensibilidade dos 31 vereadores em relação aos conselheiros tutelares que estão pleiteando melhores condições de trabalho e um aumento salarial.
“Quero pedir aos vereadores que eles possam receber os conselheiros tutelares que estão realizando visitas na Casa Legislativa. Peço sensibilidade para a causa da valorização dos conselheiros tutelares, que são pessoas que fazem com muito afinco a sua missão e o seu trabalho”, concluiu.