O co-vereador Jhonatan, em seu discurso, pontuou a necessidade do cuidado com as crianças e adolescentes que ficam desamparados por causa da pandemia
Em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, destacou o painel virtual que foi realizado na última sexta-feira, 27, que discutiu sobre os órfãos da Covid-19, que são as crianças e adolescentes que perderam pais, mães e outros cuidadores durante a pandemia.
“É dever do Estado conhecer essa realidade e fomentar as políticas que deverão dar assistência a essas crianças e adolescentes, por isso devemos ter uma resposta clara de atendimento e de atenção, de cuidado, de proteção das nossas crianças, adolescentes e jovens. Precisamos cuidar da primeira infância, pois elas são o futuro da nossa nação”, afirmou.
O parlamentar também chamou atenção para a necessidade de um olhar mais sensível para as crianças e adolescentes da zona rural. “Imaginemos que as crianças, sobretudo as que estão na zona rural e na periferia, nós sabemos através dos dados que são as mais impactadas pela pandemia e que mais perderam os seus entes queridos foram as pessoas empobrecidas com menos condições econômicas sociais, sem poder ter um atendimento melhor. Por sabemos desta situação que precisamos apresentar uma resposta ágil e efetiva para nossa população”, disse o parlamentar durante discurso.
DADOS
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 577 mil pessoas perderam a vida em decorrência de complicações da doença, no Brasil. Foram 113 mil menores de idade brasileiros que perderam o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021.
Se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como principal cuidador os avós/avôs, esse número salta para 130 mil no país. No mundo, a cifra ultrapassa 1,5 milhão de órfãos, de acordo com um estudo publicado em julho, no periódico científico Lancet.