Data será celebrada no próximo domingo, dia 13 de novembro
O Coletivo Nós (PT) se manifestou, na sessão da Câmara desta quarta-feira, 9, acerca do Dia Municipal de Visibilização e Combate ao Feminicídio – a ser comemorado em 13 de novembro. A manifestação foi feita pelo co-vereador Jhonatan Soares, em nome da integrante da Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres, a co-vereadora Flávia Almeida.
O parlamentar iniciou a fala ao lembrar que o referido dia foi instituído por meio de um Projeto de Lei de autoria da ex-vereadora Bárbara Soeiro e teceu comentários sobre a data. “É também o período de 16 dias de ativismo contra a violência contra a mulher, em especial contra o feminicídio”, explicou Soares.
O co-vereador também informou que haveria acontecido, na região do Parque Vitória, um feminicídio provocado pelo ex-companheiro da vítima na presença do filho de 5 anos de idade. Na oportunidade, Soares ainda lembrou que cada integrante da sociedade tem um papel no enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Temos tido cada vez mais visibilidade desses casos. É uma prática que comprova como essa é uma temática muito importante a ser debatida. Que a cidade, a Câmara, a Prefeitura de São Luís e que a gente possa dar maior visibilidade a esta data e que todos e todas possamos nos irmanar, sobretudo nós homens, sobre a importância do nosso papel no enfrentamento da violência contra a mulher, no enfrentamento de uma sociedade contra o machismo, contra o patriarcado, contra todas as forças de um sistema que mata as mulheres nossa cidade”, disse Jhonatan Soares.
Ao finalizar a declaração, o co-vereador explicou o que espera como resultado da reflexão social feita no Dia Municipal Visibilização e Combate ao Feminicídio. “Precisamos criar condições adequadas de segurança, de dignidade e de vida, sobretudo de vida, a essas mulheres. Queríamos demarcar essa data. Esses dias municipais não podem ficar em vão e nem ficar no esquecimento. Sobretudo, a gente vem demarcar e dar maior visibilidade à data para que se possa pensar ações efetivas e para que a gente possa ter políticas públicas efetivas”, ressaltou Jhonatan Soares.