O Farol do Saber será importante para atender mais de 80 comunidades da zona rural de São Luís
O Coletivo Nós (PT) solicitou ao Governo do Estado, por meio de indicação, que seja construído um Farol do Saber na Zona Rural 1 e 2. A Câmara aprovou e encaminhou a solicitação na sessão ordinária da última quarta-feira (22).
A co-vereadora Raimunda Oliveira explicou que a Educação é uma das plataformas mais importantes do projeto político do Coletivo Nós e, por isso, unir-se ao Poder Executivo em nome da construção e ampliação dos instrumentos educacionais é uma demanda constante.
“A necessidade de um Farol do Saber na Zona Rural vem de um diálogo com as lideranças e com a população daquelas comunidades, em que entendemos que é preciso instalar esse dispositivo para melhoria da educação nessas regiões”, destaca.
Raimunda Oliveira explicou ainda que são mais de 80 bairros que integram a Zona Rural em São Luís, constituindo, dessa forma, uma população grande, que precisa de investimentos em educação.
Incentivo à leitura – De iniciativa do Governo do Estado, os Faróis do Saber estão espalhados em todos os municípios do Maranhão. São bibliotecas com disponibilização de recursos, como espaço para estudo e internet. Por meio dos equipamentos educacionais, alunos de todo o estado podem ampliar os estudos, mesmo que não disponham de muitos recursos em casa.
“O Coletivo Nós fez essa indicação porque vemos que é preciso resolver essa necessidade. A maioria dos estudantes da Zona Rural não dispõe de recursos suficientes para suas pesquisas, apesar da facilidade que a internet proporciona. No entanto, há lugares em que esses recursos não chegam. Com o Farol do Saber, que é uma biblioteca com recursos para estudo, esses alunos não ficam desassistidos”, afirmou.