Principais atividades da comunidade São Raimundo Gapara são rizicultura, fruticultura e bovinocultura de corte.
Texto: Fabrício Cunha
O Coletivo Nós (PT) encaminhou ao Governo do Estado uma solicitação por investimentos e fomento às atividades agropecuárias desenvolvidas na comunidade São Raimundo Gapara, na Zona Rural de São Luís.
O co-vereador Jhonatan Soares explica que a demanda visa atender a reivindicações dos moradores do bairro, que visam garantir melhorias para a comunidade. “Os moradores vêm alertando, sobretudo, sobre a necessidade de fomento às atividades desenvolvidas, que vêm enfraquecendo, conforme relatório”, explica.
Produção agropecuária
De acordo com a Associação dos Produtores Rurais do São Raimundo Gapara, as principais atividades exercidas na comunidade são a rizicultura (cultivo agrícola do arroz), fruticultura e a bovinocultura de corte.
“Ao longo do tempo, algumas dessas atividades estão ficando escassas devido à falta de recursos para manter o custeio e até mesmo pela falta de uma assistência técnica voltada para a agropecuária, de forma a aumentar a produtividade”, destaca Jhonatan Soares.
Na solicitação encaminhada ao Governo do Estado, o Coletivo Nós salientou que é preciso fomentar o desenvolvimento sustentável na área, com prioridade na melhoria de vida das famílias atendidas e ênfase na agricultura familiar, aliada à preservação do meio-ambiente.