Em discurso, o co-vereador Jhonatan Soares também tratou de problemas no transporte coletivo da área
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT) utilizou hoje (24) o sistema de transmissão online das sessões plenárias para discursar remotamente na Câmara de São Luís acerca da falta de transporte escolar na zona rural de São Luís. Na ocasião, ele também comunicou que a Prefeitura de São Luís tem retirado linhas de ônibus do atendimento à zona rural sem aviso prévio à população.
Jhonatan Soares iniciou o discurso no Pequeno Expediente ao lembrar que a questão da falta de transporte escolar nas unidades de Educação Básica da zona rural já havia sido discutida na Casa Legislativa antes do período de recesso escolar e que, inclusive, o Coletivo Nós (PT) realizou uma audiência pública naquela localidade para tratar da questão. Na oportunidade, o co-vereador informou o principal encaminhamento dado no evento.
“O Ministério Público falou que já havia um procedimento vigente e que a Prefeitura deu um prazo de até o final do mês de junho, o mês 6, para resolver essa questão do transporte escolar. De certo é que já passou o São João, já finalizou o mês de junho, teve o período de recesso das aulas e já foi finalizado, as aulas já retornaram e a Prefeitura de São Luís não resolveu o problema do transporte escolar de nossas crianças e adolescentes da zona rural”, contou Soares.
O co-vereador prosseguiu a fala ao informar que crianças e adolescentes tem sido prejudicadas e ao assinalar que a burocracia não pode se sobrepor ao direito fundamental da Educação. “Um exemplo que a gente tem são as crianças da U.E.B. Uruati. Elas continuam foram da sala de aula por conta da incompetência da Secretaria (Municipal) de Educação de resolver uma licitação de transporte escolar. O que é mais grave e que não poderia acontecer é a burocracia do Município se sobrepor ao direito fundamental dessas crianças à Educação”, ressaltou.
Jhonatan também destacou que a falta de transporte escolar na zona rural de São Luís é uma situação “grave demais” e que, apesar disso, ele não obtém resposta ou retorno sobre a questão. “É uma situação grave, grave demais. São crianças e adolescentes de uma área rural inteira que estão desguarnecidos por essa situação do transporte escolar”, reforçou.
Durante o discurso, o co-vereador petista ainda tratou de problemáticas existentes no transporte público da zona rural de São Luís. “Hoje, em nome da co-vereadora Raimunda Oliveira, eu trago tanto os questionamentos sobre a questão do transporte escolar quanto a situação do transporte coletivo que está ainda mais problemático na zona rural. O ônibus demora demais. As pessoas esperam mais tempo nas paradas aguardando o transporte coletivo e a demora se dá porque várias linhas que atendem a zona rural estão sendo retiradas. Com que direito a SMTT retira as linhas de bairros inteiros sem comunicar a população? Não houve comunicação alguma e as pessoas ficam à deriva. As pessoas da zona rural usam o transporte público porque não possuem outra opção. Elas usam por necessidade”, concluiu Jhonatan Soares.